Curiosidades

BBC inicia investigação sobre a entrevista mais polêmica dada pela Princesa Diana

0

Família Real Britânica está entre as mais comentadas, populares e importantes do mundo. Ela ocupa o topo das famílias reais mais famosas de todos os países. E possui ainda os bens mais preciosos, como terras, castelos e até mesmo leis, que só se aplicam a eles. Pessoas do mundo inteiro viram seus olhos para eles, quando algo acontece por lá.

Lady Di, ou “princesa do povo” como era conhecida, sempre foi um sinônimo de beleza e classe. Depois do seu casamento, ela virou uma das mulheres mais famosas do mundo. Um verdadeiro ícone de moda, ideal de beleza e elegância feminina. E além disso, ela era admirada por seu trabalho de caridade.

Diana era uma verdadeira celebridade e todos queriam saber mais da sua vida. Em 1995, a princesa de Gales deu uma entrevista ao jornalista Martin Bashir no programa “Panorama”, da BBC. Essa entrevista foi chamada de “a exclusiva do século”, e foi eleita em 2007, por três mil britânicos, como a mais memorável da história da emissora.

Entrevista

A entrevista aconteceu depois de três meses que Diana tinha se separado do príncipe Charles. Na conversa, a princesa do povo falou sobre seus medo, fragilidades e a necessidade de ser ouvida.

A conversa teve mais de 23 milhões de espectadores. E Diana falou sobre as infidelidades, tanto dela quanto de Charles, questionou a capacidade do seu então ainda marido e também falou frases icônicas como, “Não quero piedade, tenho mais dignidade que tudo isso” e, claro, “Éramos três neste matrimônio. Estava um pouco superpovoado”.

Agora, depois de 25 anos da icônica entrevista, a credibilidade do programa e da própria emissora foi colocado em xeque. Isso porque, um documentário do canal britânico ITV chamado “The Diana Interview: Revenge of a princess” , traduzido “A entrevista de Diana: vingança de uma princesa”, mostrou toda uma trama, que foi feita com chantagens e mentiras para que Diana fosse convencida a dar a entrevista.

Nesse documentário, é mostrado que Bashir mentiu e falsificou documentos para conseguir ganhar a confiança de Diana e ter a entrevista. O apresentador mostrou seus grandes conhecimentos a respeito da família real e fez Diana acreditar que ela estava começando a ficar à margem e deveria soltar a voz para o mundo todo.

Mentiras

A primeira pessoa a acreditar nas mentiras de Bashir foi o irmão da princesa, Charles Spencer. Ele agora revelou toda a rede de mentiras na qual ele foi envolvido. Spencer diz que foi ele quem apresentou a irmã ao jornalista depois que Bashir mostrou extratos bancários falsos de Diana. Neles, mostravam que dois seguranças da princesa estavam recebendo dinheiro dos serviços de inteligência para espiar Diana.

O irmão da princesa diz que as táticas de Bashir foram “puramente desonestas”. E que, sem esses documentos falsos, ele nunca iria apresentar sua irmã a ele.

Os documentos não foram a única mentira que Bashir contou para Diana. O Daily Mail, por exemplo, revelou que o jornalista contou mentiras para que Diana ficasse com medo e se abrisse mais. Ele disse à princesa que suas correspondências eram abertas, que ela sempre era seguida quando entrava em um carro, e que o telefone dela estava grampeado.

Além de tudo isso, Bashir também contou para Diana que o serviço secreto britânico tinha gravado o príncipe Charles e o secretário dele planejando o “fim”. E que os melhores amigos amigos de Diana e seu guarda-costa estavam traindo ela.

Todas essas mentiras culminaram em um escândalo de proporções nunca vistas para a BBC. A emissora anunciou que irá  fazer uma investigação a respeito. A emissora se desculpou pelos documentos falsos, mas afirmaram que eles não tiveram nada a ver com a decisão da princesa Diana em fazer a entrevista.

Até o momento Bashir não se pronunciou. Atualmente ele é editor de religião da BBC e está muito doente. Um porta-voz disse que “está se recuperando de uma cirurgia de quádruplo bypass e sofre complicações importantes após ter contraído covid-19 no começo do ano”.

Mulher descobre órgão conservado em um pote depois de mudar de casa

Matéria anterior

O dia que George Clooney reuniu 14 amigos e deu 1 milhão de dólares para cada

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.