• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Biografia: Leonardo da Vinci saiba tudo sobre a vida desse inventor [Matéria Especial]

POR Magno Oliver    EM História      25/01/16 às 18h29

Ele já foi músico, botânico, anatomista, inventor, arquiteto, engenheiro, matemático, cientista, escultor, poeta, mas ficou conhecido mesmo por sua habilidade na pintura.

Seu trabalho na pintura e nas artes foi tão reconhecido e admirado que acabou sendo considerado o "homem da Renascença".

Leonardo di Ser Piero da Vinci ou mesmo Leonardo Da Vinci pintou dos dos maiores quadros mais famosos e conhecidos popularmente no mundo. Você se lembra da pintura da última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos e o clássico e conhecido quadro da moça Mona Lisa?

Pois foram das mãos deste cara que surgiu a inspiração para pintar estes dois retratos. O lugar onde da Vinci nasceu foi o vilarejo de Vinci, no ano de 1425, onde veio a falecer em 1519.

Segundo os registros, o pai dele se chamava Messer Piero Fruosino di Antonio da Vinci, um dono de terras bastante conhecido na região onde morava.

MTIwNjA4NjMzNTM4NDQ2ODYw

Sua mãe se chamava Caterina e, segundo afirmam especialistas, ela era uma escrava de Messer Piero que nunca se casaram. Segundo os diários do artista, ele teve uma conexão mais próxima com seu pai, pois viveu até os cinco anos de idade com a mãe e mudou para a casa do pai, mais tarde.

A criação de da Vinci foi bem diferenciada, pois ele foi teve acesso à leitura e à escrita em casa. Segundo seus diários, ele tinha um grande encanto pelas aves de rapina e nas propriedades da água.

virgem das rochas

Aos 24 anos de idade, ele foi preso junto de outros companheiros sob a acusação de sodomia. Em 1466, ele se tornou aprendiz no ateliê de Verrochio, do pintor e escultor florentino Andrea del Verrocchio, onde ele deu início à sua trajetória no mundo das artes.

Aos 25, Lourenço de Medici, um famoso mecenas de Florença, tornou-se chefe de da Vinci. No ano de 1472, ele também começou a atuar no campo das pesquisas com anatomia, onde ele começou a criar desenhos e montagens do organismo humano.

Além da pintura, ele mandava bem em técnicas com metais, artes de couro, carpintaria e o desenho.

E foi nesse período que ele começou a criar pequenos trabalhos, como a Madona Benois, Madona com Cravo. O ano de 1482 é o início de seus trabalhos atuando como pintor, escultor e engenheiro, em Milão.

Foi nessa época que ele realiza a pintura da Virgem dos Rochedos, uma criação elaborada para um altar. Até meados de 1488, ele fica no atelier da Catedral de Milão, onde dedica seus trabalhos e criações para a arquitetura.

web_last-supper-leonardo-da-vinci400

Foi nessa época que ele produziu a obra A Última Ceia, para Sforza. Mais tarde, em 1500, que ele pinta a tão conhecida imagem mais famosa do mundo.

Ele fez o retrato de Lisa del Giocondo, a cônjuge de Francesco del Giocondo, a conhecida por todos como Mona Lisa. No campo dos estudos científicos, da Vinci se destacou com descobertas que muita gente usufrui até hoje, com o paraquedas e o helicóptero.

web_mona-lisa400

O que mais da Vinci conseguiu chamar a atenção do grande público foi por ser um grande observador da natureza. Em seus cadernos, rascunhos e notas, ele registrava o movimento dos animais, como uma forma de buscar explorar a natureza.

andar-de-cima

Ele tinha muitos registros do voo dos pássaros e a movimentação dos animais na natureza. Segundo os estudiosos, ele era tão impressionante que conseguiu acertar exatamente como um feto se posicionava no útero da mulher.

estudo_dos_pes_de_um_cavalo_leonardo_da_vinci_poster-r73f4378d776e4446bcd9f60179b1ab49_8nu1t_8byvr_1200

Tempos em que fez os esboços de como isso funcionava, cientistas compararam os rascunhos com as imagens obtidas por aparelhos de tomografia de última geração sobre como funcionava a anatomia do feto e perceberam que ele acertou espantosamente.

portalcascavel-guia-galeria-g-21042014-2138111398127091

Ele foi chamado de polímata, uma pessoa que possui conhecimento em mais de uma área. Da Vinci equilibrava talentos dos mais diversos tipos com sua habilidade de inventar.

Além disso ele ficou conhecido como uma dos maiores e mais admirados pintores da história. Em 1490, ele fez um desenho que também marcou história, o "Homem Vitruviano".

1173208114_homem_vitruviano_02

A figura retrata um homem em duas posições sobrepostas cujos braços estão formando um círculo e, aparentemente, um quadrado.

O desenho feito por Leonardo apresenta um estudo sobre as proporções do corpo humano, de forma anatômica, que, para ele, é carregado de elementos da arte, da ciência e com muita filosofia.

Na engenharia, ele criou invenções incríveis e que não demandavam motor, não poluíam o meio ambiente e nem gastava combustível.
A França foi o lugar em que ele passou seus últimos anos de vida, onde morreu em maio de 1549, em Clos Lucé, enterrado no Castelo de Amboise.

Obras produzidas por Leonardo da Vinci:
O Batismo de Cristo, 1475
A Anunciação, 1475
Ginevra de Benci, 1476
Virgem Benois, 1478
A Vígem de Granada, 1480
A Virgem do Cravo, 1480
São Jerônimo no Deserto, 1480
Dama Com Arminho, 1480
A Adoração dos Magos, 1481
Virgem dos Rochedos, 1486
Madona Litta, 1490
Retrato de Um Músico, 1490
Retrato de Mulher de Perfil, 1495
La Belle Ferronniere, 1495
A Última Ceia, 1497
A Virgem, O Menino, Sant'Ana e São João Batista, 1500
Salvator Mundi, 1500
Virgem do Fuso, 1501
Mona Lisa, 1507
Virgem dos Rochedos, 1508
A Virgem e o Menino com Santa Ana, 1513
São João Batista, 1515

Você já estudou sobre Leonardo da Vinci? Já conheceu o quadro da Mona Lisa? Mande seu comentário para gente!




Matérias selecionadas especialmente para você

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+