Ciência e Tecnologia

Brasileiro de 5 anos é o mais jovem do mundo a descobrir asteroides

0

Você sabia que a pessoa mais jovem do mundo a identificar um asteroide é uma criança brasileira? É isso mesmo: um garotinho de apenas 5 anos descobriu não apenas um, mas 15 desses corpos celestes. Todos os asteroides descobertos por Miro Latansio Tsai foram confirmados pela Agência Espacial Norte-americana, a Nasa. 

O garoto, que é natural de São Paulo, sempre se interessou por assuntos relacionados à astronomia e ciência. Em entrevista à Folha de São Paulo, a mãe do garoto, Carla Latansio, afirmou que, aos dois anos de idade, Miro já sabia o nome de todos os planetas do sistema solar. “Na primeira visita que fizemos ao Museu Catavento, em São Paulo, na entrada tinham todos os planetas na parede e ele foi passando e apontando os dedinhos e falando os nomes de todos”, exemplifica.

Durante a quarentena ocasionada pela pandemia de Covid-19, Carla viu um anúncio de um projeto para caçar asteroides, uma iniciativa internacional chamada oficialmente de International Astronomical Search Collaboration (IASC). O IASC é comandado pela NASA, mas conta com o apoio de diversas instituições do mundo.

Twitter

No Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é o responsável pelo engajamento da comunidade local para a participação no projeto. Recentemente, o Ministério premiou a estudante Verena Paccola por ter descoberto um asteroide raro.

As descobertas

Carla decidiu inscrever o garoto no projeto de caça a asteroides. Quando iniciou as pesquisas, Miro dominou de forma rápida o manuseio do programa de computador que é utilizado para analisar imagens disponibilizadas pela Nasa. Foi por meio dessas fotos e desse programa que Miro conseguiu identificar 15 asteroides entre os meses de outubro e novembro de 2021.

As descobertas de Miro o levaram a ser convidado para participar da 18º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em dezembro de 2021. Lá, ele foi contemplado com um certificado de mérito do MCTI por ter encontrado 15 asteroides. Na ocasião, o menino recebeu também outro certificado da IASC e da Nasa por suas descobertas. 

asteroides

Folha de São Paulo

Clubinho do Miro

Com esses resultados, Carla teve a ideia de uma iniciativa em que o garoto ajudasse outras crianças a caçar asteroides. O projeto foi chamado de “Clubinho do Miro” e lá são compartilhadas informações sobre astronomia e caça de asteroides.

Além de continuar estudando os asteroides, a criança pretende se envolver em mais outros dois programas: “Imagens do Céu Profundo”, do MCTI em parceria com outras organizações, e o Globe, voltado para monitoramento do clima global e coordenado pela Nasa.

Twitter

Recordes anteriores

Antes de Miro, o título de pessoa mais nova do mundo a encontrar asteroides pertencia à pequena Nicole Oliveira, apelidada de “Nicolinha”. A brasileira descobriu mais de 20 rochas espaciais em 2021, quando tinha apenas oito anos. As descobertas foram feitas através do projeto Caça-Asteroides, realizado pelo programa IASC em parceria com a Nasa. 

asteroides

Zilma Janaca

O sucesso dos conteúdos que publica em seus perfis no Instagram e no YouTube fez com que Nicole, junto de seus pais, procurassem uma forma de levar esses conhecimentos e experiências a mais crianças. Foi assim que nasceu o grupo Nicolinha & Kids, iniciativa voltada para a realização de atividades, como aulas e experimentos, especialmente pensados para os pequenos, sempre com o apoio de profissionais da área, como pesquisadores e professores.

Fontes: O Tempo e Canal Tech

Golpista do Tinder é expulso de aplicativo após roubar mais de US$ 10 milhões

Artigo anterior

Crocodilo é salvo após ficar 6 anos com um pneu preso no pescoço

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido