Notícias

Canadá considera obrigar empresas de cigarros a colocar riscos em cada cigarro individual

0

Algumas décadas atrás, fumar era algo considerado elegante, descolado e até sensual. Era permitido fumar em todos os ambientes, até em aviões, e as propagandas com certeza não deixavam claro os riscos envolvidos. No entanto, hoje em dia, o cenário mudou, e o Canadá quer reforçar os riscos à saúde em cada cigarro individual.

Atualmente, as empresas que fabricam cigarros já precisam informar uma série de componentes e os riscos de fumar em suas embalagens e qualquer tipo de propaganda. Nos Estados Unidos, escrevem os riscos nas embalagens, enquanto no Canadá, Reino Unido e no Brasil, há fotos de pulmões pretos.

Agora, o Canadá quer reforçar ainda mais o que um cigarro é capaz de fazer. De acordo com o Business Insider, o país pretende forçar fabricantes de cigarro a colocar um aviso em cada cigarro informando os perigos a cada tragada.

Assim, a ministra de Saúde Mental e Vícios, Carolyn Bennett, anunciou a mudança na última semana, com o Saúde Canadá destacando que os avisos em cada cigarro fará com que seja impossível ignorar. O aviso deve ser: “veneno em cada tragada”.

Há duas décadas o país já obrigou as empresas a colocar fotos gráficas nas embalagens, mas Bennett explica que essa prática já perdeu parte de seu efeito. A nova mensagem, de acordo com a ministra, pode atingir fumantes que pegam cigarros emprestados ou então que não tiveram acesso às embalagens ou aos perigos do hábito.

Os perigos do cigarro

Pessoa fumando cigarro

Reprodução/IMO

Sendo assim, no Canadá, cerca de 48 mil mortes são ligadas ao ato de fumar cigarros por ano, com 10% da população sendo composta por fumantes. Já de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, fumar está ligado a diversos tipos de câncer, problemas cardíacos, doenças pulmonares e diabetes, além de outras condições médicas.

Além disso, fumar causa 1 a cada 5 mortes nos Estados Unidos todos os anos. Cerca de 80% de câncer nos pulmões são em decorrência do consumo do tabaco. Então, a mudança no Canadá deve ocorrer após um período de 75 dias de consulta pública. Se aprovadas, as mudanças irão acontecer em 2023, com o Canadá planejando diminuir o número de fumantes pela metade até 2035.

Tabagismo

O tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência da nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Assim, de acordo com a Revisão da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, o tabagismo integra o grupo de “transtornos mentais, comportamentais ou do neurodesenvolvimento”, por causa do uso da substância psicoativa. Além disso, ele é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabaco, presente no cigarro, mata 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

A Organização Mundial da Saúde também aponta que cerca de 80% dos mais de um bilhão de fumantes do mundo são de países de baixa e média renda, onde o peso das doenças e mortes em decorrência do tabaco é ainda maior.

Tabaco

“O tabaco é uma planta (Nicotiana tabacum) cujas folhas são utilizadas na confecção de diferentes produtos que têm como princípio ativo a nicotina, que causa dependência”, ressalta o Instituto Nacional do Câncer.

“Há diversos produtos derivados de tabaco: cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarrilha, bidi, tabaco para narguilé, rapé, fumo-de-rolo, dispositivos eletrônicos para fumar e outros.”

“No Brasil, a Resolução da Diretoria Colegiada n.º 46 de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proíbe a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar.”

Os riscos à saúde

Clínica Meitan

“O tabagismo é uma doença que contribui para o desenvolvimento dos seguintes tipos de câncer: leucemia mielóide aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto; de traqueia, brônquios e pulmão”.

“Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de outras enfermidades, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras”, destaca o INC.

Fonte: Mental Floss

Os humanos podem dormir menos do que os outros primatas

Artigo anterior

O homem que deseja cruzar o Atlântico com o menor barco do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido