Notícias

Canto do galo ‘Cláudio’ vira polêmica e mulher recebe multa de R$ 1.200

0

Imagine receber multa por conta do seu animal de estimação. Uma moradora de Jesús María, no Peru, alega que foi multada por criar um galo como animal de estimação, travando uma disputa com a prefeitura por conta do caso. Aparentemente, o barulho do galo incomodava os vizinhos.

O jornal peruano La República detalha que a mulher em questão é Naomi Sotillo e seu galo de estimação é Cláudio, resgatado de um lixão há pouco mais de um ano.

Assim sendo, Naomi está travando uma luta para manter o pet, visto que a prefeitura da cidade de Jesús María decidiu multá-la em 920 soles (R$ 1.200 na cotação atual). A justificativa é de que o canto do galo incomoda algumas pessoas.

No entanto, o representante do município afirma que a estudante não recebeu nenhuma multa. Ainda assim, ela apresentou o documento que confirma ser necessário o pagamento.

Esse caso inusitado movimentou a cidade de 75 mil habitantes e deixou parte da população indignada. Isso porque, segundo eles, a prefeitura de Jesús María deveria focar em casos mais relevantes que afetam as pessoas que vivem na cidade. Além disso, Naomi já provou que domesticou o galo e que cuida bem dele.

A mulher contou que a prefeitura nunca a notificou sobre a existência de uma multa, apenas enviando um lembrete de uma multa pendente, com direito a um desconto caso realize o pagamento rapidamente.

Apoio da população

naomi sotillo e galo

Divulgação/ Youtube/ La Republica

Dessa forma, o proprietário de uma clínica veterinária local, José Zevallos, acredita que se deve fazer manifestações contra a prefeitura nesse caso.

“Através de várias associações de proteção aos animais e vários veterinários, estamos convocando uma manifestação nos próximos dias diante desses comportamentos abusivos contra pequenos animais e vizinhos. Há coisas muito mais importantes do que impor uma sanção a um jovem estudante”.

Além disso, o animal receberá tratamento médico gratuito durante seis meses na clínica veterinária de Zevallos.

Histórias diferentes

Em entrevista ao jornal 24 Horas, Luis Revera, representante das autoridades de Jesús María, afirmou que Naomi teria recebido apenas uma notificação.

“Queremos esclarecer que em nenhum momento foi aplicada multa à Srta Sotillo. Um animal de estimação, neste caso o galo, está causando incômodos aos vizinhos da habitação multifamiliar. Por se tratar de uma propriedade privada, onde existem vários donos, ela tem de obter as assinaturas de todos os donos para que a autorizem a ficar com o animal de estimação ou, na sua falta, opte por medidas como uma caixa ou um curral acústico para manter este animal de estimação com responsabilidade”, explicou Revera na ocasião.

Porém, em entrevista com o La República, Naomi mostrou os documentos oficiais em que a penalidade financeira seria cobrada.

Vizinhança processa casal que tinha galo barulhento

Já na cidade inglesa de Blackpool, um grupo de vizinhos ganhou uma ação judicial contra um casal que possuía quatro galos que cantavam “do amanhecer ao anoitecer”, começando por volta das 5h.

Assim, a decisão da corte, que os vizinhos receberam com alívio, foi de que o casal responsável deveria levar os galos para outro local. Os moradores lidavam com o problema barulhento há três anos.

“Pedimos educadamente que fizessem algo a respeito e recebemos agressões deles em troca”, afirmou um dos moradores locais, segundo repercutido pelo DailyMail nesta terça-feira, 21.

Pediram alguma mudança três anos antes, mas Lorraine e Alexander Burgeen, os donos, não colaboraram. Por isso, os incomodados levaram o problema até o tribunal, cansados com a falta de paz na vizinhança.

Um dos fatores que colocou mais urgência nesse caso foi a pandemia, visto que muitos passaram a trabalhar de casa. “Era um pesadelo. Você não podia sentar no seu jardim, não podia abrir a janela”, narrou outro dos vizinhos do casal.

Além disso, o local onde o casal mantinha os galos atraía ratos, o que proporcionava ainda mais problemas. “[Os galos] são meus animais de estimação. Eles eram de um centro de resgate. Fizemos tudo o que pudemos para reduzir o ruído”, afirmou Lorraine.

Fonte: UOL

Por que a pele de Michael Jackson ficou branca quando ele envelheceu?

Matéria anterior

Mulher tetraplégica é esquecida em avião por mais de uma hora e meia

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos