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Nestlé permite que seus funcionários levem os pets ao trabalho

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A Nestlé se tornou a primeira empresa “pet friendly” da América Latina a permitir a presença de animais de estimação nos escritórios. Os pets têm direito até ao crachá.

“Nossa política pode ser de 60% de tempo no escritório e 40% em casa, mas não tem como explicar isso para o seu pet”, afirma Enrique Rueda, vice-presidente de recursos humanos da Nestlé Brasil.

De acordo com o executivo, o modelo mais flexível de trabalho deve incluir os aprendizados adquiridos durante a pandemia e ir além do local em que o trabalho é realizado. Para ele, se podemos levar o trabalho para casa, também podemos levar um pouco de casa para a empresa.

Pets at Work

Foto: Carol Sperandio/ Nestlé/ Divulgação

A ideia foi ampliar o programa Pets at Work. A iniciativa acontecia na empresa em datas pontuais e depois de 6 edições já foram mais de 500 animais no local.

“A gente sabe hoje que os pets são parte da família. Trazê-los para dentro da empresa é uma continuidade das transformações. O bem-estar que o pet proporcionou para seu tutor em casa vai ter continuidade no retorno”, afirma Renata Scaf Silveira, gerente de informação veterinária da Nestlé Brasil.

De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, o número de animais de estimação nos lares brasileiros aumentou 30% durante a pandemia. Além disso, tanto os bichinhos quanto os seus tutores se acostumaram a trabalhar juntos.

Os poderes dos pets

Foto: Carol Sperandio/ Nestlé/ Divulgação

Ao defender a presença dos pets no ambiente de trabalho, a gerente destaca que os animais já são usados em terapias e dentro de hospitais. Por isso, busca estender esses benefícios positivos da relação entre pets e seus humanos para o ambiente de trabalho.

“Temos um estudo nosso do Pet Care Center, nos Estados Unidos, que mostra que acariciar um pet acalma os batimentos cardíacos. Ou seja, existe de fato um benefício físico além do emocional.”

Outro benefício citado é tornar o trabalho presencial mais atrativo. O retorno ao escrito após a pandemia pode ser desafiador, por isso, Rueda acredita que a presença dos pets ajuda a quebrar o gelo e a promover conexão entre as pessoas.

Ao andar pelo escritório no primeiro pet day, de muitos na Nestlé, foi possível ouvir diversos latidos no meio de rodas de funcionários conversando e bebendo um café.

Agora, para receber os cães e gatos no escritório todos os dias, o local precisou se tornar mais “pet friendly”.

Infraestrutura na Sede da Nestlé Brasil

Foto: Carol Sperandio/ Nestlé/ Divulgação

Para tornar o local mais amigável para os animais, foi preciso cerca de seis meses de conversas e planejamento junto ao condomínio onde se situa a sede em São Paulo, para que fossem feitas todas as adequações de infraestrutura e sanitárias. No entanto, a ideia do projeto começou há mais de um ano.

“Somos a primeira sede pet friendly da América Latina”, afirma a executiva. “Ter um espaço dentro de um condomínio corporativo voltado para os pets é disruptivo”.

Área de convivência para os pets

Foto: Carol Sperandio/ Nestlé/ Divulgação

O andar de Nestlé Purina, a unidade de cuidados com os animais da empresa, se tornou o anfitrião para os pets. O local conta com uma área de convivência, sendo ideal para os funcionários e os animais trabalharem juntos.

Já o lado externo ganhou uma área reservada com gramado e cercado para que os cachorros e os tutores possam passear e ter um momento de descanso.

Também vale destacar que uma área externa apenas para gatos ainda será construída e há planos para reservar salas de reuniões específicas para que os felinos fiquem mais calmos.

Regras

Foto: Exame

Para acessar o prédio existe um alinhamento com as outras empresas do condomínio. Por isso, foram colocadas sinalizações no chão e os elevadores foram adaptados Para os pets não se estranharem no espaço fechado, a regra é que um deve sair do elevador antes do outro entrar.

Além disso, os animais precisam ser cadastrados e têm uma ficha que certifica que não há riscos para a convivência com os outros animais. Sem contar que para ir ao trabalho é necessário mostrar que a vacinação está em dia.

Os tutores também devem garantir que os pets estejam com suas coleiras o tempo todo e providenciar os brinquedos e alimentação. Os cuidados com a higiene também são de responsabilidade do dono.

A empresa afirma que os pets não ficam perto de funcionários que não podem, ou não querem ter contato com os animais. Por isso, alguns andares podem ter a presença do pet e em outros serão mais restritos, como o andar reservado para reuniões e trabalho com foco e em silêncio.

“Se quer trabalhar na Nestlé, você não tem de restringir sua relação com seu cachorro. Se não gosta, também não tem problema. Queremos criar um ambiente diversos e incluso para todos. O principal é que aqui você possa ser quem você é. Se gosta ou não de cachorros. Se gosta de barulho ou não, se prefere trabalhar em conjunto ou sozinho”, afirma Rueda.

Fonte: Só Notícia Boa

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