Ciência e TecnologiaCompartilhando coisa boa

Carro elétrico a preço popular? GM e Honda prometem que é possível

0

Os carros elétricos são o futuro e o presente. Atualmente, eles estão se popularizando, na premissa de uma tecnologia inovadora. Além disso, oferecem segurança e ajudam o meio ambiente. Ou seja, proporcionam um respiro para o nosso futuro. Porém, essa ainda é uma tecnologia cara, a qual a grande população não tem acesso.

Marcas como Tesla e Toyota são pioneiras dessa tecnologia, no entanto, são algumas das fabricantes mais inacessíveis em nosso país. Nesse sentido, a General Motors e a Honda anunciaram recentemente que pretendem inovar mais uma vez. Através de uma parceria histórica, as montadoras prometem lançar carros elétricos populares. Ou seja, voltados para mercados com pessoas de menor poder aquisitivo. 

O objetivo das gigantes é que os carros sejam compactos e efetivos. O foco será em SUVs, aproveitando a popularidade desses modelos, e com preços acessíveis. Um dos países a inspirar as empresas foi o Brasil, que tem um mercado automobilístico ativo, porém, de baixo custo. 

Fonte: GM Honda / Divulgação

Futuro da parceria

As empresas pretendem entregar os novos modelos elétricos populares até 2027. Além de desenvolver os carros, a GM e a Honda pretendem criar novas baterias. Por fim, desejam criar uma plataforma global, para atender a demanda de fabricação dos veículos. Assim, eles esperam reduzir os custos de produção. 

Shinji Aoyama, diretor-executivo sênior da Honda, disse que “o progresso que tivemos com a GM desde que anunciamos a parceria no desenvolvimento de baterias para EVs em 2018, seguido do desenvolvimento conjunto de veículos elétricos como o Honda Prologue, tem demonstrado uma relação de ganha-ganha que pode criar novo valor para nossos clientes”.

De acordo com a GM, inicialmente eles devem usar baterias de Ultium nos veículos. A empresa desenvolve esse tipo de bateria nos Estados Unidos. Dessa forma, pelo menos por enquanto, não haverá acordo com a LG, a empresa que fabrica as baterias do elétrico da GM, o Chevrolet Bolt.

Ainda da parte da GM, o próximo lançamento elétrico da gigante é o Chevrolet Equinox EV. Já foi confirmado que o veículo será lançado no ano que vem, em 2023. Atualmente, a gigante estadunidense tem planos para fabricar apenas carros elétricos até 2035. Já a Honda é mais ambiciosa, já que pretende erradicar os carros a combustão até 2030. 

Fonte: GM / Divulgação

Como funcionam os carros elétricos?

Esse modelo de veículo surgiu como uma alternativa sustentável aos carros de combustão. Como dito anteriormente, nos dias atuais, esse tipo de veículo é tido como algo de luxo. Seu valor de mercado é algumas dezenas de milhares mais caro que um carro comum à combustão. Portanto, ele ainda não se popularizou o suficiente para causar um impacto positivo no meio ambiente. 

Ainda sobre a sustentabilidade desse tipo de veículo, sabe-se que eles não emitem gases poluentes. No Brasil, algumas cidades já usam os chamados trólebus, que são ônibus movidos à eletricidade.

Esses carros funcionam através de correntes elétricas, ao invés de queima de combustível. Portanto, são necessários quatro componentes básicos: bateria, inversor, motor de indução e sistema de recuperação de energia.

Quais os tipos de carros elétricos?

Como dito anteriormente, os carros elétricos, obviamente, funcionam por meio de eletricidade. Contudo, existem diversos tipos de carros elétricos. Inclusive, alguns podem incluir o uso de combustíveis, para algumas ações específicas do veículo.

O tipo plug-in electric representa os carros 100% elétricos, que adquirem sua energia através de carregamentos na tomada. O plug-in hybrid são os famosos híbridos, que rodam tanto com combustível quanto com energia. Geralmente, o combustível é armazenado para longas viagens, quando a bateria acaba e, então, é necessário utilizar o combustível. O hybrid electric é predominantemente a combustível, mas também funciona com energia. Diferente do plug-in hybrid, esse tipo não pode ser carregado através de uma fonte e sim pelo sistema de recuperação de energia.

Fonte: Canal Tech.

Por que as lesmas morrem com sal? 

Artigo anterior

Daltonismo: como é enxergar sem cores?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido