CuriosidadesNatureza

Por que as lesmas morrem com sal? 

0

Certamente, em algum momento você já viu ou praticou o ato de jogar sal em lesmas. Porém, o que isso faz com o bicho? Você sabe? Esse é um dos muitos fenômenos da natureza, que acontecem por conta de características específicas de alguns animais. 

Antes de ir para a explicação científica desse fenômeno, vamos te explicar o que é uma lesma. Lesmas, por incrível que possa parecer, são moluscos! Mais especificamente moluscos gastrópodes, da sub-ordem Stylommatophora. Essa sub-ordem é caracterizada por animais que se locomovem sobre o abdômen, ou seja, não têm patas. Além disso, possuem respiração cutânea, que ocorre através da pele. 

As lesmas em específico se distinguem dos outros gastrópodes, em particular dos caracóis, pela falta de concha externa. Além disso, sabe-se que são pragas de hábito noturno. Elas vivem em locais úmidos e escuros. Sua principal fonte de alimentação são as plantas. Alimentação essa que também ocorre durante a noite.

Fonte: Portal Folha

A “meleca” da lesma

Sem dúvida alguma, as lesmas são um dos animais mais nojentos do mundo. Sua pele molhada inspira repulsa, no entanto, para ela, esse líquido é importantíssimo para sua sobrevivência.

A princípio, esse ser rastejante precisa do muco para driblar o atrito que o chão impõe ao seu movimento. Com isso, elas conseguem se movimentar por pequenas distâncias em um dia (10 metros).

Além disso, o rastro que as lesmas deixam servem para que elas saibam se guiar no retorno de suas rotas. Ou seja, se p homem-aranha não tem volta para casa, esses molusco possuem. E por fim, o muco desse animal também serve para protegê-lo de bactérias que podem ser nocivas a ela.

Nesse sentido, deu para ver o quanto as lesmas dependem da umidade né? Por isso, elas ficam todas fora da casinha nos tempos de chuva. Por outro lado, na seca, elas se enterram para se desidratarem o menos possível.

O que o sal causa nesses bichos?

Como visto no tópico anterior, manter-se úmida é uma prioridade máxima para a lesma. Assim, o sal, que atrai a água, é fatal para os bichos. Quando o condimento entra em contato com a pele delas, elas desidratam até morrer. Acredite, esse é um processo extremamente doloroso para o bicho.

Apesar de não emitir nenhum tipo de som de dor, é possível observar que elas se contorcem. Ou seja, é possível observar fisicamente o sofrimento delas. Sendo assim, é sabido que elas possuem receptores de dor como qualquer outro animal da Terra.

Apesar de ser comum jogar sal em lesmas, por essa espécie ser comum, outros animais também podem sofrer com o cloreto de sódio. Sapos, caracóis, minhocas, rãs e muitos outros também perecem ao entrar em contato com sal.

Fonte: Ponto Biologia

Importância biológica das lesmas

Em suma, matar essa espécie com sal não é uma das atitudes mais inteligentes. Primeiramente, precisamos lembrar que as lesmas são fundamentais no equilíbrio natural. Elas comem pequenas plantas, e ao mesmo tempo, servem de alimento para aves, por exemplo.

Ademais, este animal aduba o solo cultivável. Logo, além de muito cruel, jogar sal nas lesmas é um ataque ao ecossistema no qual também estamos inseridos. Portanto, ao ver este molusco em seu quintal, utilize objetos ou luvas e o transporte até uma zona onde ele é bem-vindo.

Outra justificativa para essa ação mais consciente está no perigo do muco que fica quando salgamos as lesmas. Este líquido é responsável pela proteção do bicho contra bactérias e vermes. Dessa forma, a morte dela favorece a proliferação desses micróbios. Em uma casa com criança pequena, o contato com essa gosma é muito mais provável, e pode gerar sérios riscos ao indivíduo.

Fonte: Mega Curioso, Ponto Biologia.

Varas de Deus: conheça o objeto projetado para ser lançado do espaço

Artigo anterior

Carro elétrico a preço popular? GM e Honda prometem que é possível

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido