Curiosidades

Carros fogem de alagamento por praia alargada de Camboriú

0

As fortes chuvas no país causam alguns transtornos nessa época do ano. As mudanças climáticas estão nos prejudicando cada vez mais. Recentemente um acontecimento em Balneário do Camboriú, Santa Catarina, chamou a atenção de pessoas do Brasil inteiro.

Motoristas que transitavam pela Avenida Atlântica, principal via de acesso à cidade, no Litoral Norte, precisaram usar a faixa de área alargada da Praia Central para fugir de alagamentos. Esses foram causados pelas chuvas fortes que atingiram a cidade na última segunda-feira (19) e continuaram no dia seguinte.

Diversas imagens começaram a ser compartilhadas por meio de vídeos nas redes sociais. Nelas, podíamos ver os motoristas trafegando no trecho onde não deveriam. As autoridades de trânsito da cidade confirmaram a veracidade das imagens compartilhadas e informaram ainda que a situação foi atendida ainda na primeira noite de chuvas intensas. A prefeitura de Balneário Camboriú orienta que todos evitem pontos de alagamentos a todo custo.

Situação de Balneário do Camboriú com as chuvas

Na cidade sulista, diversas ruas foram totalmente bloqueadas, impedindo então que carros e demais veículos transitassem por elas. Além disso, até a manhã da terça-feira (20), diversos pontos da Avenida Atlântica, que fica de frente para o mar, ainda estavam com muita água na pista. A prefeitura da cidade registrou mais de 264,25 milímetros de água em apenas 24 horas.

Diante de toda a situação, pelo menos três abrigos foram abertos para as famílias que sofreram com o evento. Diversas famílias desabrigadas precisaram dos cuidados desses lugares. A situação desperta o medo na cidade, visto que há riscos de novas chuvas e até deslizamentos por lá. As autoridades de Balneário do Camboriú pedem que todos fiquem em alerta e se protejam.

Alerta no estado

A situação não está perigosa apenas em Balneário do Camboriú, mas sim em todo o estado de Santa Catarina. A situação é complicada em outras regiões, embora o litoral seja o mais preocupante. De acordo com a Defesa Civil Estadual, Santa Catarina está em alerta de chuva persistente e volumosa pela próxima semana. Além disso, ainda há chance de deslizamentos, enxurradas e novos pontos de alagamentos.

No último dia 18, quando começaram os temporais, uma casa desabou e várias ruas ficaram alagadas. Além disso, uma das principais rodovias federais do estado precisou ser interditada. Após um deslizamento de terra, duas adolescentes morreram próximo a Balneário.

O 12° batalhão da Polícia Militar está posicionado em tempo integral, prontos para receber os desabrigados que não conseguirem deslocamento até o abrigo de emergência. Além disso, a população pode pedir ajuda a qualquer momento pelo 190, que está a posto.

A Defesa Civil estadual fez algumas orientações para a população. Essas devem ser seguidas para que não haja danos fatais. Em caso de alagamentos, o correto é evitar contato com as águas, não dirigir em áreas alagadas, evitar pontilhões e pontes submersas e, é claro, redobrar a atenção com crianças.

Em casos de deslizamentos, recomenda-se ficar atento à inclinação de postes e árvores. Qualquer mínimo movimento de terra ou encostas próximo à sua residência é motivo de procurar um lugar seguro. Além disso, atente-se às rachaduras em muros e paredes.

Fonte: G1

Bebê é engolido por hipopótamo mas sobrevive ao ser cuspido

Artigo anterior

O único animal que gosta de pimenta é o humano. O que explica isso?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido