Começar uma família depois de se casar e ter vontade de ter filhos é o sonho de quase todo casal. Alguns podem não conseguir a tão sonhada família pelos meios tradicionais, mas isso não impede que eles consigam realizar esse sonho de outra forma.
Como por exemplo, uma jovem com sua filha bebê pode ser adotada por um casal em Araranguá, no sul catarinense. De acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o casal pretendente à adoção pode se tornar pais e avós ao mesmo tempo.
Segundo a assistente social Roberta Cecília da Silveira, da comarca do município, ela não conhece outra situação de adoção com essas mesmas características na região.
Casal
“Além da adoção da adolescente, há o bebê, o que torna o processo ainda mais complexo. A família precisa estar preparada e entender o papel de cada um nessa nova formação familiar. Os papéis de pai e mãe e de avô e avó”, explicou.
Na última semana, o TJSC divulgou que o casal que pretende adotar a jovem iniciou o processo de aproximação tanto com ela quanto com o bebê. De acordo com a assistente social, a vinculação entre o casal e a adolescente tem progredido de maneira positiva. Ainda segundo ela, é nesse período de aproximação que os elementos subjetivos na criação do novo vínculo são avaliados.
“Neste estágio, os adotantes e adotados vão se reconhecendo como pais e filhos, são esses sinais de vinculação que analisamos, como demonstram a vontade de estarem juntos, por exemplo. Após identificar que é hora de avançar a etapa, o estágio de convivência é iniciado”, disse a assistente social.
Caso
Assim como Roberta Cecília pontuou, o caso desse casal é único na região. Nesse ponto, a juíza Aline Mendes de Godoy também comentou que o número de pretendentes que aceitam adotar adolescentes, ainda mais quando eles têm filhos, é bem reduzido.
“Apesar de termos vários adolescentes e grupos de irmãos aptos para adoção, são poucos os casos de adoção tardia registrados na comarca. Com certeza esse caso renova nossas esperanças porque é uma família que decidiu mudar sua história”, afirmou a juíza.
Adoção
Adotar uma criança envolve muita burocracia e uma dezena de papéis e inspeções, que são um tanto quanto cansativos. No entanto, é um processo que também envolve muito amor, e claro, a realização de um sonho.
Quando os pais conhecem seu filho adotivo, vivem uma experiência que dizem ser transcendental, e o amor, felicidade e emoção são inexplicáveis. O casal não pode nem sonhar em ter filhos, mas depois de conhecer seu filho, a história pode ser um pouco diferente. E foi justamente isso que aconteceu com esse casal.
Jhonatan Wiliantan da Silva, de 28 anos, é casado com o enfermeiro Daniel Rocha Braz, também de 28 anos, e foi justamente a empatia que fez com que eles adotassem cinco irmãos que moravam em um abrigo em Rio Claro, no interior de São Paulo. O casal adotou todos os irmãos para que eles não se separassem uns dos outros.
Antes de conhecer seus filhos, o casal considerou procurar uma barriga de aluguel para conseguir realizar o sonho de serem pais. Mas esse processo foi interrompido.
Então, Jhonatan conheceu as crianças: João Miguel, de 1 ano e 6 meses, Iara, de 3 anos, Harry, de 4 anos, Wendel, de 6 anos e Douglas, de 11 anos. Todos eles moravam em um abrigo em Rio Claro. Depois de conhecer as crianças, Jhonatan percebeu que a paternidade do casal poderia acontecer de outras formas.
“Eu vi que tinham muitas crianças que podiam precisar de mim. Eu sempre gostei de cuidar”, disse ele.
Com a pandemia, Jhonatan entendeu que as crianças já eram parte da sua família. Então, ele decidiu partir para a adoção.
O pai lembra que sofreu e foi taxado pelo simples fato de ser gay, principalmente por parte da família das crianças. “As pessoas que me taxavam geralmente eram as mesmas que não queriam cuidar das crianças quando a mãe perdeu a guarda”, contou.
Além disso, também existia a dificuldade financeira e a insegurança de cuidar de quatro crianças pequenas. No entanto, Jhonatan disse que queria tanto estar com as crianças que ele não tinha medo de nada.
Apesar de ter momentos complicados, o casal busca dar o melhor para seus filhos. Hoje, o casal tem uma família cheia de amor. E claro, eles se orgulham muito disso.
Fonte: G1, Só notícia boa
Imagens: Só notícia boa, Freitas Frota e Toledo, Medium