Todos nós aprendemos desde cedo na escola que a Terra gira. Basicamente, nosso planeta realiza dois movimentos: em volta de si mesmo e ao redor do sol. Também conhecidos como rotação e translação. A duração desses movimentos influencia diretamente em nossas vidas. Isso porque a duração está ligada diretamente à duração dos nossos dias e anos.

O tempo que a Terra leva para dar a volta no sol, define as horas do nosso dia, que atualmente tem 10 horas.  O tempo que leva para dar a volta completa no sol define a duração de um ano, ou seja: 365 dias, 06 horas, 09 minutos e 13 segundos. Bom, mas isso é o que todos nós já sabemos a respeito do assunto. O que as pessoas não param para pensar é: o que aconteceria se a Terra simplesmente parasse de girar?

O dia em que a Terra parar?

Publicidade
continue a leitura

Acontece que nem sempre nosso dia teve 12 horas. Os números se alterara ao longo dos anos. Por exemplo, na era dos dinossauros, o dia tinha 23 horas e como você pode perceber eles se tornaram mais longos desde então. E por mais que você esteja feliz comemorando que quanto mais tempo, melhor para você cumprir com todas suas obrigações, eu sinto em te dizer que o cenário não seria digno de uma comemoração.

Publicidade
continue a leitura

Caso a Terra interrompesse completamente seu movimento de rotação, isso iria nos colocar em grave risco de vida. Como? Poderíamos por exemplo perder o campo magnético que rodeia nosso planeta, já que ele não conseguiria se regenerar. O que aconteceria depois disso? Estaríamos mais expostos aos raios cósmicos e solares. E bom, você já deve imaginar o quanto isso é arriscado.

Mas acredite, isso seria apenas o início. Quer entender melhor sobre os danos real se algum dia a Terra parar completamente? Então não deixe de assistir ao vídeo do nosso canal Fatos Desconhecidos!

Publicidade
continue a leitura

Publicado em: 20/03/19 15h33