15 fatos fascinantes sobre a República Checa
Tempo de leitura:2 Minutos, 12 Segundos

15 fatos fascinantes sobre a República Checa

A República Tcheca é um país independente, localizado no centro da Europa. Antes o país era conhecido como Tchecoslováquia, pois a Eslováquia também fazia parte da nação. No entanto, uma série de conflitos levou a uma separação pacífica. Em 2016, o país passou a ser chamado de Chéquia devido a acordos burocráticos.

Atualmente é um dos países com melhores índices de segurança do mundo. Além de também se destacar em outras questões que dizem respeito ao acesso a internet, saúde e estrutura política.

Fatos incríveis sobre a República Tcheca

1 – Eles são os maiores consumidores de cerveja do mundo. A bebida é tão barata e acessível quanto a água. É possível comprar uma com apenas 1 dólar.

2 – Tem a maior porcentagem de ateus do mundo. Apenas 21% da população declara ter alguma religião.

3 – Eles inventaram o termo defenestração que se consiste basicamente, em atirar alguém pela janela. Tudo começou em 1618, quando dois imperadores foram jogados de uma das janelas do Castelo de Praga, o que também motivou a Guerra dos 30 anos.

4 – A cerveja Duff, aquela que sempre aparece nos Simpsons, é fabricada na República Tcheca.

5 – O país é quase que completamente cercado por montanhas. Elas servem de fronteira natural entre os países ao redor.

6 – O esporte mais popular é o hóquei, mas o futebol também tem alguma visibilidade.

7 – As pessoas têm o hábito da honestidade. Um dos maiores incidentes políticos ocorreu quando o segundo presidente do país, Vláclav Klaus, foi flagrado por câmeras de segurança roubando uma caneta, durante uma viagem ao Chile.

8 – Na Páscoa,os homens jogam água nas mulheres, mas calma, tudo faz parte de uma tradição. Isso é uma forma de desejar saúde e fertilidade às mulheres.

9 – Deitar em banheiras cheias de cerveja é uma das atividades relaxantes de alguns spas do país.

10 – O aperto de mão é o gesto mais comum para cumprimentar. Nada de abraços ou dois beijinhos pra casar.

11 – Assim como em outros países, é um hábito não usar sapatos comuns em casa. Os moradores costumam ter um sapato para usar apenas dentro de casa.

12 – Os checos são apaixonados por cogumelos, é comum que saiam para caçar cogumelos nas florestas.

13 – Não existe um local para assoar o nariz. Não, eles não vão ao banheiro fazer isso. Fazem em qualquer lugar, aberto ou fechado.

14 – Quando estão em restaurantes ou em algum transporte público, os checos mantêm o silêncio. Quando querem conversar, fazem isso bem baixinho.

15 – Eles comem sopa antes de todas as principais refeições. É um costume do país. Em restaurantes o valor da sopa inclusive já é incluso no preço.