Curiosidades

Chances de se engravidar por fertilização in vitro conforme a idade

0

A gravidez é, na maioria das vezes, um momento mágico na vida de uma mulher. É capaz de mudar toda a percepção que ela anteriormente tinha sobre a vida. A decisão de engravidar pode ser um momento bastante esperado e imaginado. Mas, é sempre preciso ter certeza de que este é o passo correto a se tomar. Enquanto se está grávida, uma série de cuidados devem ser tomados. Ademais, nem todas as atividades podem ser feitas como antes.

Nesse ínterim, existem os futuros pais que por algum motivo não podem engravidar de forma “natural” e consideram as tecnologias de reprodução assistida para conseguirem engravidar e superar os problemas de fertilidade. Entretanto, esses futuros pais precisam ter uma expectativa realista das suas chances de engravidar e quanto tempo isso pode levar.

De acordo com os novos dados coletados por pesquisadores australianos, a maior parte das pessoas precisa de mais de um ciclo de fertilização in vitro (FIV) para ter uma chance razoável de ter sucesso em engravidar. Além disso, outra coisa descoberta foi que, conforme se envelhece, essas chances diminuem.

Engravidar

Cny fertility

Como foi visto, as mulheres que começaram a fertilização in vitro aos 40 anos tiveram somente 13% de chance de engravidar depois de um ciclo. Em comparação, as que tinham começado o tratamento na metade dos 30 anos ou antes tinham entre 40 e 43% de chance, respectivamente.

No entanto, em todas as faixas etárias, as chances de se engravidar aumentam a cada ciclo consecutivo de FIV. Contudo, as chances diminuem com a idade.

Nesse sentido, pesquisadores perceberam que as mulheres que começaram o tratamento aos 35 anos tinham uma taxa de sucesso de aproximadamente 60% depois de três ciclos. Essa porcentagem caiu para 25% depois de três rodadas para as mulheres com mais de 40 anos.

Como resultado, isso já era de se esperar, visto que a idade é o maior fator que afeta à fertilidade das mulheres. No entanto, os dados são importantes porque as pessoas tendem a superestimar suas próprias chances na fertilização in vitro.

Chances

Genes ispf

Os números vistos se baseiam nas taxas dos nascidos vivos de milhares de mulheres que começaram a fertilização in vitro em 2016, no estado australiano de Victoria. Ao todo, os pesquisadores acompanharam os partos no decorrer de cinco anos até 2020 para que conseguissem fazer uma estimativa da probabilidade de as mulheres terem um bebê depois de uma, duas ou três rodadas de FIV.

“O novo lote de dados mostra que a fertilização in vitro não deve ser vista como uma ‘apólice de seguro’ e que as pessoas que desejam ter um bebê devem tentar o mais cedo possível”, disse a pesquisadora de fertilidade Karin Hammarberg, da Monash University.

Além de pesquisadora, Hammarberg também é afiliada à Autoridade de Tratamento de Reprodução Assistida de Victoria, que regulamenta os provedores de tratamento de fertilidade e também comissionou a pesquisa como parte de seu relatório anual. Por mais que os dados vistos no estudo não tenham sido revisados por pares, eles estão de acordo com as estatísticas nacionais.

Normalmente, um ciclo de FIV consiste em estimular os ovários da mulher para que eles produzam óvulos. Esses então são coletados, fertilizados para criar embriões em brotamento e então transferidos de volta para o útero da mulher. Tudo isso é feito na esperança de ela engravidar.

Estudo

Rsaúde

Entretanto, frequentemente os médicos se concentram na fertilidade das mulheres e deixam de lado a saúde ou a idade dos homens. Portanto, esse novo estudo mostra que as chances dos homens terem um bebê por fertilização in vitro também diminuem em cerca de 4% anualmente. E isso acontece independente da idade da sua parceira.

“É importante que homens e mulheres estejam cientes do impacto que a idade tem sobre a fertilidade. E que a fertilização in vitro não pode superar totalmente a infertilidade devido ao avanço da idade”, disse Luk Rombauts, um especialista em fertilidade da Monash University.

Nesse ínterim, a fertilidade dos homens, assim como a das mulheres, começa a cair por volta dos 40 anos. Já aos 45, os homens podem levar cinco vezes mais tempo para ter um filho do que quando tinham 20 anos.

Como resultado disso tudo, a maior preocupação é com a falta de transparência das clínicas de fertilização in vitro para com seus pacientes. Dado o exposto, apenas com todas as informações em mãos é que os futuros pais podem estar cientes do que lhes espera, sendo bom ou não.

Fonte: Science Alert

Imagens: CNY fertility, Genes ispf, Rsaude

Fatos surpreendentes sobre o Titanic que você não sabia

Artigo anterior

Coisas que só milionários compram

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido