• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

China está construindo o que ela chama de ''o maior purificador de ar do mundo''

POR Leticia Rocha    EM Natureza      01/02/19 às 16h41

Com certeza, você já deve ter visto uma imagem de alguma cidade chinesa completamente coberta por uma espécie de neblina e várias pessoas transitando com máscaras no rosto. Isso acontece porque no país existe um grave problema quanto à poluição do ar.

E é claro que as coisas só pioram com o aquecimento global e o aumento da temperatura. Não apenas a China, mas diversos outros países sofrem com a poluição e a população sente isso na pele. Ou melhor, no nariz. Como é possível perceber em algumas imagens, a situação é realmente crítica e foi pensando em melhorar esse cenário que os chineses construíram uma espécie de purificador gigante!

Torre de fumaça

Calma, a torre não produz fumaça, esse é apenas o nome. A engenhoca foi criada por pesquisadores do Instituto do Meio Ambiente da Terra, da Academia Chinesa de Ciências, em 2015. Mas sua construção só foi concluída no ano passado. A torre tem 100 metros de altura e já trouxe resultados positivos para quem mora nas proximidades.

A torre puxa o ar para dentro e o purifica. Há uma espécie de estufa ao redor da torre e é por lá que o ar poluído entra e sobe pela torre, onde passa por uma série de filtros de limpeza.  Até que o ar sai limpo, pelo topo da torre.

Resultados da torre

De acordo com os pesquisadores envolvidos no projeto, a torre tem beneficiado uma região de 10 metros cúbicos ao seu redor. Diariamente, a torre limpa 353 milhões de pés cúbicos de ar. Além da torre, existem ao seu redor várias estações que estão medindo a melhora do ar.

A torre conseguiu reduzir 15% de PM2,5 que são as partículas mais finas e mais prejudiciais a saúde. E essa poluição foi notada em um dia de poluição pesada. No entanto, esses são apenas alguns dados do levantamento preliminar. Os resultados detalhados sobre o desempenho geral deve sair em alguns meses.

Vale lembrar que essa torre é apenas uma espécie de teste, para poder checar se realmente traria bons resultados. A torre do projeto final teria 500 metros de altura e mais de 200 metros de diâmetro. Uma torre desse tamanho seria o suficiente para purificar o ar de uma cidade pequena.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+