CuriosidadesNatureza

China está construindo o que ela chama de ”o maior purificador de ar do mundo”

0
epa05059018 Visitors wearing protective masks against smog take a tour of Temple of Heaven Park in Beijing, China, 08 December 2015. City schools closed on 08 December as Beijing issued its first-ever smog red alert, advising residents to stay indoors and children not to go to school until 10 December lunchtime. The new alert issued by the city's emergency management headquarters represented the highest-level warning issued for the first time since a four-colour scale was introduced in 2013. EPA/ROLEX DELA PENA

Com certeza, você já deve ter visto uma imagem de alguma cidade chinesa completamente coberta por uma espécie de neblina e várias pessoas transitando com máscaras no rosto. Isso acontece porque no país existe um grave problema quanto à poluição do ar.

E é claro que as coisas só pioram com o aquecimento global e o aumento da temperatura. Não apenas a China, mas diversos outros países sofrem com a poluição e a população sente isso na pele. Ou melhor, no nariz. Como é possível perceber em algumas imagens, a situação é realmente crítica e foi pensando em melhorar esse cenário que os chineses construíram uma espécie de purificador gigante!

Torre de fumaça

Calma, a torre não produz fumaça, esse é apenas o nome. A engenhoca foi criada por pesquisadores do Instituto do Meio Ambiente da Terra, da Academia Chinesa de Ciências, em 2015. Mas sua construção só foi concluída no ano passado. A torre tem 100 metros de altura e já trouxe resultados positivos para quem mora nas proximidades.

A torre puxa o ar para dentro e o purifica. Há uma espécie de estufa ao redor da torre e é por lá que o ar poluído entra e sobe pela torre, onde passa por uma série de filtros de limpeza.  Até que o ar sai limpo, pelo topo da torre.

Resultados da torre

De acordo com os pesquisadores envolvidos no projeto, a torre tem beneficiado uma região de 10 metros cúbicos ao seu redor. Diariamente, a torre limpa 353 milhões de pés cúbicos de ar. Além da torre, existem ao seu redor várias estações que estão medindo a melhora do ar.

A torre conseguiu reduzir 15% de PM2,5 que são as partículas mais finas e mais prejudiciais a saúde. E essa poluição foi notada em um dia de poluição pesada. No entanto, esses são apenas alguns dados do levantamento preliminar. Os resultados detalhados sobre o desempenho geral deve sair em alguns meses.

Vale lembrar que essa torre é apenas uma espécie de teste, para poder checar se realmente traria bons resultados. A torre do projeto final teria 500 metros de altura e mais de 200 metros de diâmetro. Uma torre desse tamanho seria o suficiente para purificar o ar de uma cidade pequena.

7 festivais mais perigosos do mundo

Matéria anterior

Esse é o teste definitivo de personalidade para responder com apenas 4 perguntas

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.