Animals

A maior aranha do mundo

0

Para as pessoas que possuem medo ou pavor de aranhas o ideal é não visitar as florestas tropicais do Brasil, Venezuela, Guiana e Suriname. Isso porque nestes locais habitam a aranha-comedora-de-pássaros, também conhecida como aranha-golias.

Nomeada pelo Guinness World Records (Livro dos Recordes) como a maior aranha do mundo, esse animal de aparência terrível pode chegar a ter uma envergadura de 30 cm, corpo com 13 cm de comprimento e pesar até 175 gramas. Em comparação, é o peso e o tamanho de alguns filhotes de cachorro.

A aranha-comedora-de-pássaros

Eliza Sena/Portal Amazônia

A aranha-golias, ou aranha-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi) faz parte da família da Tarântula. Normalmente, essa espécie vive em tocas profundas dentro das florestas quentes e úmidas, como a Amazônia. As fêmeas podem ter uma longa vida, chegando até mesmo aos 25 anos.

Mesmo que seu apelido seja comedora-de-pássaro, a alimentação dessas aranhas é à base, principalmente, de minhocas e outros insetos. No entanto, elas conseguem matar uma ave, o fato de não ser tão comum é porque raramente encontram pássaros no solo, assim como o fato de serem animais de hábitos noturnos.

Ainda sobre a alimentação, elas costumam matar os filhotes de pássaros, e se encontrarem ovos, podem os perfurar para beber o conteúdo.

A proteção das contra predadores

Wikimedia Commons

As aranhas dessa espécie possuem três formas de defesa contra possíveis ataques de predadores. Ao sentirem que correm risco, elas emitem sons parecidos com os que escutamos quando puxamos um velcro.

Em caso do animal não se assustar, as aranhas liberam um nuvem de pelos minúsculos farpados, elas podem perfurar as mucosas e olhos do agressor.

Já o último recurso dessas aranhas é utilizar suas presas de cinco centímetros em ação. Esses dentes são fortes o suficiente para perfurar os ossos crânio de um rato.

Além disso, se a aranha-golias perder um de seus membros em uma luta contra um predador, ela não precisa se desesperar. Isso porque esse animal possui a capacidade de regenerar partes do corpo perdida ou que foram machucadas durante a vida.

Mesmo que essa espécie possua um veneno muito potente para os seus predadores naturais, ela não possui grandes riscos para o ser humano. Porém, a sua picada provoca dor e ardência, parecida com a de uma vespa. Vale lembrar que são caracterizadas como dóceis e só atacam quando se sentem ameaçadas.

As aranhas-comedoras-de-pássaros podem ser criadas como animais de estimação?

Piotr Naskrecki/ Portal Amazônia

Para as pessoas que não têm medo de aranhas e sentem amor por animais exóticos, é preciso saber que as aranhas-comedoras-de-pássaros não são para iniciantes. Isso porque esses animais são extremamente difíceis de lidar.

A criação dessa espécie pode ser realizada quando se tem um espaço apropriado, alimentação e os outros cuidados para com a vida da aranha. Outro problema são os pelos desse animal, que pode provocar irritação na pele. Além disso, é necessário fazer a limpeza do ambiente depois da troca de pele.

Vale lembrar que antes de adquirir essa aranha para criá-la como animal de estimação é preciso procurar um local autorizado para a compra. Para conferir se a venda é legal basta conferir se o criador tem licença e cadastro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Fonte: Mega Curioso

Os ”Portões do Inferno”, em chamas por décadas, está para ser extinto

Matéria anterior

Cidade romana é encontrada embaixo de um campo na Inglaterra

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos