• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Ciência responde se é saudável ou não deixar os cachorros lamberem nosso rosto

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      16/07/18 às 15h16

Temos o maior carinho pelos nossos cães. As vezes damos fortes abraços e até beijos. Para demonstrar afeto pelos donos, os cães acabam nos lambendo e muitas vezes isso envolve o nosso rosto. Mas afinal, existe algum problema nisso? Será que uma simples lambida no rosto pode trazer algum problema de saúde? Bom, parece que esse mito existe há muito tempo e nós resolvemos trazer a verdade para vocês.

Vocês sabiam que os egípcios, por exemplo, achavam que a saliva dos cães era medicinal? A saliva era usada em rituais de cura, pois para eles isso ajudava a curar ferimentos e até doenças. Legal, né!? A gente conta para vocês o que a ciência diz sobre os cachorros lamberem o nosso rosto.

Existe algum problema em deixar os cachorros lamberem o nosso rosto?

Uma pesquisa feita no Reino Unido trouxe notícias boas. O estudo diz que a saliva dos cães tem substâncias boas. Depois de analisar a saliva de labradores e beagles, os especialistas chegaram a conclusão que ali havia enzimas antimicrobianas, proteínas (como lisozimas e imunoglobulinas), e peptídeos (que causam buraquinhos na membrana das células das bactérias).

Como citamos anteriormente, os egípcios achavam que a saliva dos cachorros podia ajudar a curar ferimentos. Isso faz sentido? A saliva humana, por exemplo, é repleta de água e muco, enzimas e substâncias antimicrobianas que ajudam a afastar infecções.

Mas no caso dos cães é um pouco diferente. Um estudo feito pela Universidade de Maryland (EUA) mostrou que os humanos e cachorros tem apenas 16,4% de micróbios em comum na saliva. Sendo assim, o microbiano oral dos cachorros é bem diferente do nosso.

O grande problema é que os cães carregam muitas bactérias, até porque, eles costumam cheirar tudo que veem pela frente. Outro perigo pode ser as doenças que transmitem para os humanos.

A conclusão, caros leitores, é que a lambida de cachorro não deve ser temida desde que não seja em cima de uma ferida. Caso contrário, não existe problema algum.

Mas e você, sempre acreditou que a lambida dos cachorros podiam trazer algum mal? Comente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+