Ciência e Tecnologia

Cientistas descobrem nova parte do cérebro totalmente por acidente

0

O cérebro humano realmente é incrível e nos dá a impressão de que temos muitas coisas para descobrir a seu respeito. Uma prova disso é uma estrutura cerebral desconhecida que foi identificada por cientistas a partir de uma pesquisa realizada por George Paxinos. Ele e sua equipe descobriram um aglomerado de células que parece ser uma “peça” importante para o nosso cérebro.

Paxinos notou essa parte incomum de neurônios trinta anos atrás, mas só em 2018 é que ele se deparou mais uma vez com essa parte que parece ser completamente desconhecida pela ciência. A primeira sugestão é que essa parte esteja relacionada com o controle motor fino, o que dita a nossa capacidade de fazer coisas como tocar instrumentos musicais, escrever e praticar exercícios físicos.

A parte desconhecida do nosso cérebro

A nova região recebeu o nome de “núcleo endorestiforme” pelo fato de estar localizado na base do cérebro, exatamente no corpo restiforme. “Uma coisa intrigante sobre este núcleo endorestiforme é que parece estar presente apenas no ser humano, não conseguimos detectá-lo no macaco-rhesus ou no sagui que estudamos”, explicou Paxinos.

Esse cientista é um dos mais renomados cartógrafos cerebrais do mundo. Ele faz atlas do cérebro de humanos e de animais, o que permite com que neurocientistas, clínicos e neurocirurgiões compreendam melhor as funções do nosso cérebro e as doenças neurológicas.

Pixanos foi incapaz de identificar a mesma região em outros primatas, o que sugere que essa parte é responsável pelo controle do motor fino que faz os humanos serem bons em algumas coisas. Porém, ainda é preciso muito trabalho para compreender como sua função se relaciona com sua forma.

Como Paxinos apenas faz atlas de cérebros, fica para outros cientistas estudarem esse aglomerado de neurônios e sua função. Isso nos faz lembrar o quanto falta para entendermos completamente como funciona o cérebro humano, mas certamente essa é uma grande descoberta.

Esse medicamento comum pode salvar sua vida quando você sofrer um infarto

Matéria anterior

7 lugares que você deve visitar quando for a Florianópolis

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.