• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Esse áudio assustador mostra como seria se os macacos falassem

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      27/08/18 às 14h38

Já imaginou como seria se os macacos pudessem falar? Cientistas afirmam que evoluímos da espécie, por isso a semelhança em diversas coisas. No entanto, eles não se comunicam como nós. Uma pesquisa recente mostrou que os macacos possuem um trato vocal capaz de emitir falas similares a de humanos. A barreira que eles enfrentam é a incapacidade cerebral pra formar palavras. Uma simulação vocal dos animais está causando um grande burburinho na internet, pois é estranho e um tanto assustador. Cientistas pensaram por quase quatro décadas que a falta de habilidade de primatas não-humanos de produzir fala se relacionava com limitações anatômicas no trato vocal.

Alguns estudos feitos em macacos pareciam mostrar um alcance vocal muito limitado quando comparado aos humanos. O Science Advances publicou um novo estudo sugerindo que esse pensamento esteja errado e que pelo menos uma espécie de macaco, no caso os do velho mundo, possuem uma anatomia vocal capaz de produzir claramente uma fala inteligível. Como observaram os pesquisadores do Princeton Neuroscience Institute, a aparente falta de habilidade na hora de emitir sons humanos se dá por causa dos limites cerebrais do animal.

A fim de mostrar isso, o neurocientista Asif Glazanfar e seus colegas investigaram a extensão da anatomia vocal do macaco do novo mundo. Essa investigação tinha como intenção observar quais seriam os sons produzidos. A pesquisa dos cientistas usou vídeos em raio-X para conseguir capturar as peculiaridades e assim traçar os movimentos das diferentes partes da anatomia da espécie. Isso inclui a língua, lábios e laringe. O objeto usado no teste emitiu diversos sons e fez diversos movimentos faciais.

Os cientistas do laboratório de inteligência artificial VUB, na Bélgica, utilizaram os dados em um modelo computacional para prever a extensão vocal do macaco. Os resultados obtidos mostraram que um macaco do velho mundo, se possuísse a capacidade neural de falar, não pareceria necessariamente com um ser humano, mas a sua fala poderia muito bem ser compreendida. Buscamos os áudios do experimento e trouxemos para você, caro leitor. Confira conosco aí embaixo.

Áudios

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Curiosity     Giz Modo  
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+