• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Cientistas descobrem que Tardigrado (ursos d'água) se transformam em vidro quando se secam

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      13/01/16 às 12h02

Eles são pequenos, de formato estranho e muito parecidos com pedaços de pele ambulantes.Os famosos tardigrades são invertebrados microscópicos conhecidos como ursos d'água ou leitões Moss.

Esses seres quase parecidos com minhocas de cor clara sobrevivem nas condições mais extremas do mundo e isso se incluem radiação ionizante intensa, vácuo do espaço sideral fervente e até quase 100% de perda de água.

E pesquisas e estudos feitos com os tardigardes revelaram para os cientistas que eles produzem uma espécie especial de "biovidro" que possui proteínas e moléculas essenciais em conjunto até que são reidratados de volta à vida.

jOB3anV

Os cientistas estão elaborando testes em cima desta substância produzida por estes seres para ajudar em vacinas áreas que passam por seca. O biovidro é produzido como uma forma de proteção corporal para os tardigrades e isso permite que eles sobrevivam e não percam suas células de água no corpo.

Segundo o pesquisador chefe e engenheiro molecular Juan de Pablo"Quando você remove a água, eles se transformam muito rapidamente em grandes quantidades de moléculas vidradas. É assim que eles permanecem nesse estado de animação suspensa".

tardigrada-1450843402448

Outra área que os cientistas querem explorar com os tardigrades é a da medicina, com o intuito de diminuir o custo de armazenamento de vacinas e mantê-las a frio.

O Dr. em biologia celular da Associação da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, Thomas Boothby, afirma que estes seres são de vital importância para um grande passo para o avanço na área médica, entre outras.

Ele acredita que estudos futuros possam ajudar a entender os mecanismos do organismo do animalzinho. Segundo ele, o objetivo é "Entender a capacidade dos ursos de água para trazer um monte de aplicações, tais como a criação de culturas resistentes à seca ou a estabilidade do material biológico".

1 - Características

VtwwRBL

Essas criaturinhas da natureza são consideradas as menores que já existiram. Ela possui 1,5 milímetros de comprimento, o equivalente ao tamanho de uma semente de papoula.

Elas adaptam o corpo para os mais diversos tipos de ambientes e temperaturas, se tornando seres surpreendentes em termos de sobrevivência.

2 - Adaptação

2079081_where-life-began_jfxeaqbh63vorhnrwcs4oomcjqoxpy7q62c4u66siw3t6qwph3oq_757x567

Quem olha esse animalzinho pequeno, nem imagina que ele é um perigo sério. O tardigrado possui dentes que rasgam qualquer coisa facilmente. São dentes-punhais que agem de forma rápida e dilaceram o alimento em um piscar de olhos.

3 - Organismo incrível

tardigrade_fam

O pesquisador sueco Ingemar K. Jonsson, da Universidade Kristianstad, resolveu testar mesmo se a resiliência das tardigrados é essa coisa que tanto provaram. Ele lançou, à bordo de uma nave espacial, tardigrados em órbita baixa da Terra, no ano de 2007.

Ele analisou as criaturas, que ficaram expostas a niveis mortais de radiação UV, vácuo,  raios cósmicos e detectou que todas elas sobreviveram.

Você já ouviu falar dos tardigrados? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+