Curiosidades

Cientistas desvendam como porta misteriosa foi parar no gelo da Antártida

0

Antártida é o mais meridional dos continentes e um dos maiores, com uma superfície de catorze milhões de quilômetros quadrados. Pelo fato de estar no polo Sul, a Antártica está quase sempre coberta de geleiras. Mas isso não quer dizer que só se veja gelo por lá. Tanto que essa porta na Antártida levantou várias especulações.

Quem encontrou essa estrutura foi um internauta enquanto ele estava navegando pelo Google Maps. A estrutura parecida com uma porta gigante de gela foi vista perto da estação japonesa Showa.

Por ser uma estrutura totalmente diferente do resto da paisagem do local, logo várias teorias a respeito da origem e do propósito da porta da Antártida começaram a circular nas redes sociais. Dentre as teorias estavam casa de férias do Pé Grande ou entrada secreta para uma cidade secreta e subterrânea.

Além dessas, algumas pessoas também pontuaram que a porta da Antártida poderia ser na verdade a porte de um nave extraterrestre ou alguma estrutura de um universo do mundo da ficção, como Star Trek.

Porta na Antártida

NDmais

Embora todas as especulações sejam divertidas e rendam assunto, a verdade sobre a estrutura veio quando os cientistas foram investigar o assunto. De acordo com os especialistas em glaciologia, a porta da Antártida não tem nenhuma relação com civilizações perdidas ou com alguma das teorias levantadas.

Na realidade, a estrutura que a priori parece ser a entrada para um mundo desconhecido é um fenômeno natural causado por vários fatores e condições específicas vistas na região.

De acordo com Bethan Davies, especialista em glaciologia da Universidade de Newcastle, que fez uma análise no local com ferramentas avançadas de cartografia por satélite, a porta da Antártida é um iceberg encalhado nas águas rasas.

Isso acontece quando um iceberg se assenta e começa seu derretimento em um lugar fixo. Como resultado, formas fora do comum são criadas. Outro ponto é que como nessa região o gelo é mais fino, as formações acabam sendo mais afetadas pelos terrenos em volta e fazem formas peculiares, como essa “porta”.

Fonte: NDmais

Imagens: NDmais

Como uma fórmula esculpida em uma ponte mudou a história da matemática?

Artigo anterior

Ciência descobriu o que pode estar por trás do autismo e a pista está no cordão umbilical

Próximo artigo