• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Cientistas dizem ter inventado substância que pode virar água até mesmo no deserto

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      10/12/18 às 18h40

Apesar da maior parte do nosso planeta ser composta por água, apenas 2% dela é potável. Além disso, cerca de 99,5% dessa água está congelada ou embaixo do solo. O resto da água o homem está poluindo e afetando com as mudanças climáticas.

Mas nem tudo está perdido. É sabido que a água não se limita a lugares como lagos e rios, pois existem quase 13 trilhões de toneladas de H20 à vista de todas as pessoas, basta extrair a água do ar. Como fazer isso? Existem muitas maneiras, mas a maioria é ineficiente ou muito cara. Mas pesquisadores da Arábia Saudita parecem ter conseguido desenvolver um dispositivo que pode fazer isso facilmente.

Como extrair água do ar

O segredo para isso é um composto químico barato, estável, ecológico e não tóxico: o cloreto de cálcio. Esse sal absorve facilmente a água e pode se dissolver facilmente quando deixado em ar fresco.

Mas, embora você possa pensar que um produto químico que pode coletar até seis vezes seu próprio peso em água do ar seria perfeito para esse dispositivo, ele pode realmente ser um problema. Embora pareça algo muito simples, existe um grande problema. "O sal deliquescente [se dissolve] absorvendo a umidade do ar", explicou Renyuan Li, uma estudante na equipe por trás do dispositivo.

Com o objetivo de combater isso, a equipe desenvolveu uma maneira de armazenar o cloreto de cálcio como um hidrogel (um tipo especial de polímero que pode conter grandes quantidades de água, permanecendo sólido). Com a adição de pequenos nanotubos de carbono para a água escapar, a equipe conseguiu usar uma fonte de luz para recuperar quase 100% do gel.

A equipe descreve os resultados de seu pequeno protótipo como "fácil de montar em casa". Depois de apenas duas horas e meia à luz do Sol, eles relatam que o dispositivo pode fornecer 20 gramas de água. E para fornecer água necessária para um adulto por dia, custaria muito pouco.

Juntamente com seu baixo custo e alto rendimento de água, o dispositivo tem a vantagem de funcionar bem mesmo em regiões com umidade relativamente baixa. Regiões áridas e muito secas podem se beneficiar com esse dispositivo.

Será que finalmente descobriram a solução para acabar com a escassez de água no mundo? Não esqueça de deixar o seu comentário aqui embaixo!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+