Ciência e TecnologiaCuriosidades

Por que bocejamos? E por que o bocejo é contagioso?

0

Que o bocejo é um reflexo involuntário contagioso todos sabem, e que está ligado ao sono também. Mas não fica só nisso, ele pode indicar sedentarismo, e até mesmo falta de oxigenação no cérebro.

A medicina ainda não tem grandes explicações para a tal “reação” do corpo, porém desconfia que o controle esteja no sistema nervoso, na parte central do cérebro (mesencéfalo).

Quando abrimos o bocão para bocejar é quase impossível interromper. A pessoa pode até fechar a boca, mas os músculos se contraem involuntariamente por causa do reflexo. Há quem diga que os animais e os seres humanos bocejam quando o oxigênio fica insuficiente e quando os músculos relaxam.

18

Quando vemos alguém bocejando logo vem a vontade incontrolável de bocejar. E isso não é só porque está batendo o sono ou cansaço, e sim porque tudo fica mais lento nessas horas, até mesmo o metabolismo. Inalar aquela grande quantidade de ar acelera a circulação do sangue, aumenta o oxigênio no cérebro e automaticamente recarrega nossas energias por alguns instantes.

Bocejar ou suspirar a todo momento pode indicar que você está levando uma vida sedentária e precisa fazer exercícios físicos para melhorar a circulação ou apenas está faltando ar no ambiente. Bom, isso pode ser resolvido também se beber alguma coisa ou molhar o rosto com água fria.

Por que o bocejo fica irresistível quando vemos alguém bocejar?

17

Seu cérebro aciona a amígdala e o hipotálamo que não podem ser bloqueados e esses dois são os responsáveis: Você se estica, a pressão arterial sobe, você inspira fundo e fica acordadão. Apesar disso, a principal causa são os neurônios-espelho que imitam o bocejo alheio.

Verdade seja dita, até o final da matéria quantas vezes você bocejou?

14 Coisas que todo mundo faz no banheiro mas não deveria

Artigo anterior

Os 10 finais mais cruéis, inesperados e chocantes do cinema

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido