• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Cientistas gravam som misterioso na parte mais funda do oceano

POR Magno Oliver    EM Mundo Afora      07/03/16 às 16h11

Ouvir um som é uma atividade que muita gente costuma praticar todos os dias. Alguns são tão específicos que apenas 2% da população mundial consegue ouvir, você sabia?

Até mesmo nos cantos mais afastados da Lua, alguns tripulantes da nave Apollo 10 chegaram a ouvir um tipo de som misterioso. Existe um tipo de ruído sem explicação como esse que pode ser escutado em todo o nosso planeta, você sabe qual é?

Mas na Fossa das Marianas, um local que fica a 36.000 pés abaixo do nível do mar no Oceano Pacífico, um barulho misterioso foi encontrado.

Os cientistas resolveram colocar um hidrofone revestido de titânio no fundo do oceano e captaram um som misterioso nessa parte mais profunda do oceano.
1
Um cientista que ajudou a desenvolver o instrumento sob medida, para obter essas gravações, acabou captando o ruído de forma acidental.

De acordo com Haru Matsumoto, a intenção era obter medições de ruído bem precisas para que eles pudessem determinar se os níveis de ruído do oceano estavam aumentando.

fossa-marianas

Matsumoto conta que "Nós nunca tínhamos colocado um hidrofone mais profundo do que uma milha ou assim abaixo da superfície. Assim, colocar um instrumento para baixo, cerca de sete milhas, do mar era assustador. Tivemos que deixarr a amarração do hidrofone voltada para baixo através da coluna de água e não mais por cerca de cinco metros por segundo [16 pés por segundo]. Estruturas não gostam de mudanças rápidas e ficamos com medo de que iria quebrar a carcaça cerâmica fora do hidrofone ".

Segundo o pesquisador, oceanógrafo e cientista chefe do projeto, Robert Dziak, da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), "Você poderia pensar que a parte mais profunda do oceano seria um dos lugares mais tranquilos na Terra. No entanto, é quase constante os ruídos a partir de fontes naturais ou provocadas pelo homem. O campo de som ambiente no Challenger Deep é dominado pelo som de terremotos, próximos e distantes, bem como os gemidos distintos de baleias e o esmagador clamor de um tufão categoria 4, que só aconteceu para passar em cima da população.
Houve também uma grande quantidade de ruídos dos tráfegos de navios, identificáveis pelos padrões de som claros que as hélices dos navios fazem quando eles passam."

Confira o áudio captado:


Com o resultado obtido com as gravações, a equipe pretende uma nova missão em 2017. A ideia é manter o hidrofone submerso junto de uma câmera no fundo do oceano. A intenção é tentar captar algum tipo de imagem.

O que achou desse ruído misterioso? Mande seu comentário para gente!

Próxima Matéria
Via   viralthread  
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+