Curiosidades

Cientistas tentam descobrir o motivo dos holandeses estarem encolhendo

0

A diversidade no mundo é bem grande, e um dos pontos que podemos vê-la é na diferença de altura das pessoas. Os holandeses, por exemplo, desde 1958, têm uma altura média maior do que a das pessoas de outros países. Entretanto, segundo um estudo recente, a última geração de pessoas no país ficou mais baixa quando comparada à anterior.

Assim, os holandeses “encolheram”, em média, um centímetro entre os homens e 1,4 centímetros entre as mulheres. Claro que essa diminuição de altura gerou várias dúvidas e suposições das possíveis causas. Contudo, ainda não existe uma explicação única para esse fenômeno.

De acordo com o Escritório Central de Estatísticas dos Países Baixos (CBS), a Holanda teve uma tendência de pessoas com estatura mais alta há cerca de um século. A organização tem esse dado porque realiza censos de saúde a cada quatro anos, que incluem a medição da estatura.

Altura

Olhar digital

Para se ter uma ideia, os homens holandeses de 19 anos tinham uma altura média de 1,829 metros. Já as mulheres mediam 1,693 metros de altura, e a altura dos holandeses estava crescendo em uma progressão rápida e contínua. Tendo uma média de 8,3 centímetros a mais na altura dos homens nascidos em 1980 em comparação com os nascidos em 1930. Nas mulheres, esse aumento foi de 5,3 centímetros.

“Bebemos muito leite neste país”, disse Ruben van Gaalen, pesquisador estatístico do CBS e professor de Sociologia da Universidade de Amsterdã.

Mesmo assim, ele disse que existem várias outras teorias para explicar a altura dos holandeses.  “Pode ser o padrão de vida. Se olharmos o índice de desenvolvimento humano de todos os países, a Holanda está entre os primeiros. Outros, como a Dinamarca, têm um índice semelhante e também têm populações altas”, disse.

Além disso, existem estudos que mostram a relação entre altura e renda. “Quanto mais alto, mais dinheiro você ganha. Se você for alto dá a impressão de ter maior autoridade e talvez as pessoas o escutem mais, você adquire mais prestígio social”, explicou ele.

Encolhimento

Portal norte de notícias

Contudo, atualmente o crescimento dos holandeses sofreu uma estagnada, como mostrou a nova pesquisa do CBS. Ela foi feita com dados de 719.000 entrevistados com idades entre 19 e 60 anos.

Como resultado, viu-se que os homens nascidos no começo do milênio, atualmente com 19 anos, são, em média, um centímetro mais baixos do que aqueles que nasceram na década de 1980. Assim, as mulheres são 1,4 centímetros mais baixas

Para esse fenômeno, os especialistas apresentam várias explicações. Elas vão desde o aumento da imigração até mudanças na dieta alimentar e os efeitos das crises econômicas.

“A migração é um fator. Se somos as pessoas mais altas do mundo, por definição os migrantes são mais baixos, sua composição genética é a de pessoas mais baixas. Mas a estagnação de estatura também foi observada nas gerações com pai e mãe nascidos na Holanda, e o mesmo aconteceu com as gerações cujos quatro avós nasceram naquele país”, disse Ruben van Gaalen.

Além disso, o CBS também observou que mesmo os homens que não tinham histórico de imigração também não ficaram mais altos. Enquanto as mulheres sem o histórico ficaram mais baixas.

Possibilidade

BBC

Uma outra hipótese levantada por Ruben van Gaalen é de que essa queda na altura dos holandeses possa ser por conta de um limite biológico. Ou seja, uma pessoa não iria conseguir crescer mais do que um determinado ponto.

No entanto, a preocupação não é em si pela altura dos holandeses, mas sim o que isso pode gerar. Para Ruben van Gaalen, isso gerará uma mudança no estilo de vida e um aumento no consumo calórico durante a fase de crescimento dos jovens.

“O índice de massa corporal (IMC) em crianças tem aumentado ao longo do tempo, em todas as classes sociais, e isso pode fazer com que as pessoas não cresçam tanto quanto antes”, disse ele.

“Deixamos de fumar tanto quanto antes, mas temos uma vida mais sedentária e consumimos mais calorias e ganhamos peso. Por isso, o efeito indireto de não ser tão alto como antes é mais preocupante do que o fato de não ser tão alto”, concluiu.

Fonte: BBC

Imagens: Olhar digital, Portal norte de notícias, BBC

Dia Internacional da Mulher: origem e história

Artigo anterior

Antes e depois das crianças do lixão da Mãe Lucinda 10 anos depois

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido