Curiosidades

Sua altura é influenciada por mais coisas do que apenas os genes, segundo especialistas

0

O ser humano é bastante plural. E uma das inúmeras diferenças que podem ser notadas é a altura das pessoas. Ela varia drasticamente entre os indivíduos. Por exemplo, a pessoa mais alta já medida tinha 2,72 metros de altura, enquanto a pessoa mais baixa tinha somente 67 centímetros.

Por muitas vezes as pessoas consideram a altura como uma coisa imutável, que é determinada por sua constituição genética desde o momento em que elas foram concebidas. Em outras palavras, pais altos tem filhos altos e pais baixos tem filhos baixinhos.

Altura

No entanto, será que a altura pode ser influenciada por outros fatores, como a dieta, ou ela está mesmo intrínseca ao DNA? Foi perguntado a quatro especialistas em genética,  genômica e biologia celular se os fatores ambientais afetam significativamente a altura de uma pessoa. E todos eles responderam que sim.

Segundo Peter Visscher, especialista em genética da Universidade de Queensland, na Austrália: “há muitas evidências de que a altura aumenta com o tempo quando os países se industrializam e/ou ficam mais ricos. E essa mudança deve ser ambiental porque os fatores genéticos não mudam em curtos períodos de tempo, por exemplo, em décadas. Os prováveis ​​fatores ambientais específicos são abundância de alimentos e melhores cuidados de saúde.

Isso se embasa já que vários estudos de caso destacaram a forma que a dieta afeta a altura de uma pessoa. De acordo com Saverio Alberti, especialista em genética da Universidade de Messina, na Itália, um exemplo cabível dessa relação é a altura dos recém nascidos durante a fome de 1944 na Holanda. As crianças que nasceram ou cresceram nesse período eram aproximadamente quatro centímetros mais baixas do que a altura média do país na época.

Genes

Com relação à genética, normalmente é aceito que ela influencia o tamanho de uma pessoa em cerca de 80%. O DNA de alguém determina sua altura potencial máxima. Já os fatores ambientais determinam se a pessoa atingirá ou não esse máximo.

E é provável que haja uma altura fisiológica máxima que uma pessoa pode chegar. Da qual, acima disso o coração não conseguiria bombear o sangue por todo o corpo de forma eficaz. Essa altura foi tida como 2,7 metros, que era a altura da pessoa mais alta de todos os tempos, Robert Wadlow.

Ao longo de centenas de anos a altura média global foi aumentando constantemente. Mas ela se estabilizou há aproximadamente 30 anos. De acordo com Eirini Marouli, um especialista em genética e estatística da Queen Mary University em Londres, isso quer dizer que: “é razoável supor que haja um limite superior para a altura média, em que os fatores nutricionais e de saúde são ideais. Mas também foi levantada a hipótese que as mudanças recentes no estilo de vida podem estar impedindo novas mudanças na altura média dos humanos”.

“Assim, fatores adicionais que influenciam a altura podem incluir mudanças na saúde, nutrição e status socioeconômico. A altura pode ter atingido seu limite? Só o tempo pode realmente dizer, continuou.

Como eram 10 apresentadores de televisão quando jovens

Matéria anterior

Antes e depois do elenco da novela ”Prova de Amor”

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar