Curiosidades

Com que frequência é aconselhável dar banho no seu cachorro?

0

Quem tem um cachorro como animal de estimação sabe a alegria que o animal pode trazer, mas também a enorme quantidade de responsabilidades que o tutor tem que ter com seu pet. Uma delas é manter o animal sempre limpo. Nesse ponto, assim como em vários outros, as pessoas pensam que sabem de tudo. Mas será que existe uma frequência de banho para dar no animal? Ou ele pode tomar quantos banhos quiser?

A reposta para essa pergunta é ao mesmo tempo bem simples e complexa. Ao contrário dos humanos, os cachorros não precisam tomar banho com a mesma frequência que nós. Além disso, lavar demais o pet pode até ser prejudicial à saúde dele. Então como fazer esse equilíbrio?

Isso é visto no pelo do animal. Os cachorros de pelo longo têm que tomar banho a cerca de quatro em quatro semanas. Em comparação, aqueles que têm o pelo curto podem tomar banho entre seis e oito semanas. E aqueles que têm o pelo médio, assim como o comprimento do pelo, estão na média dos banhos. Eles devem ser dados a cada quatro ou seis semanas. Essa frequência de banho se adapta ao pelo do cachorro e faz uma harmonia perfeita entre a limpeza e a saúde.

Fatores que influenciam no banho

Procão

Contudo, o pelo não é o único fator a ser levado em consideração. As estações do ano também influenciam. Quando está frio, no inverno, os banhos devem ter uma frequência menor porque as mudanças bruscas na temperatura podem ser bastante cruéis para os pets. Em épocas de chuva é essencial que os cachorros não fiquem muito úmidos.

Se o pet estiver doente, isso é outro ponto que influenciará na quantidade de banhos. Dependendo do problema, o banho terá que ser dado com muito cuidado ou então evitado por completo.

A idade do animal também influencia. Tanto é que filhotes não devem tomar banho antes dos três meses e antes de estarem totalmente vacinados.

E os tutores devem saber que no momento de lavar seu animal de estimação é preciso que a temperatura da água seja moderada, o shampoo específico para cães é essencial e é necessário secar bem o cachorro.

Quantidade

inFlux

Assim como vários fatores influenciam a quantidade de banhos dos cachorros, as pessoas também devem levar em consideração algumas coisas. Mesmo que muitos achem anti-higiênico e porco tomar poucos banhos, a realidade é que ao tomar mais de um por dia a pessoa está danificando sua pele, cabelo e saúde reprodutiva sem saber. Por isso, o mais recomendável é que se tome um banho por dia.

Um dos problemas de vários banhos ao dia é relacionado com o cabelo. Logo após o banho, geralmente os cabelos ficam com uma aparência ótima. Contudo, se eles forem lavados com uma frequência alta, eles podem ficar oleosos. Isso acontece porque quando se coloca o shampoo, o couro cabeludo fica mais ressecado e começa a produzir mais sebo como resposta.

Justamente por isso que as pessoas que lavam o cabelo várias vezes tendem a ter um couro cabeludo mais oleoso, já que ele faz isso para que a pele da cabeça não fique seca. Além disso, muitos produtos químicos podem deixar o couro cabeludo irritado, o que resulta em coceira.

Além do cabelo, ensaboar o corpo com frequência costuma fazer mais mal do que bem para os humanos. Isso acontece porque quando o sabão e a água quente se juntam, eles conseguem remover as bactérias saudáveis e os óleos essenciais da pele. Isso nem sempre é bom, visto que esses óleos ajudam a pele a continuar jovem e radiante por mais tempo.

E com relação à saúde reprodutiva, o hábito de vários banhos por dia pode não ser uma boa. Muitos já ouviram que as partes íntimas se limpam “sozinhas” somente com água. Por isso que sabonetes e géis perfumados para lavar essas regiões podem afetar os níveis saudáveis de pH. Como resultado, é causado um desequilíbrio bacteriano, irritação e pode acabar afetando a saúde reprodutiva da pessoa.

Por isso que o mais recomendável é usar produtos que tenham uma limpeza suave e que não tenham perfumes.

Fonte: Mistérios do mundo

Imagens: Procão, inFlux

Esses são os alimentos que se transformam em açúcar no sangue

Artigo anterior

Hotel exclusivo permite que o passageiro durma no fundo do oceano

Próximo artigo