• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Comer uma banana e um abacate pode fazer milagres no seu corpo

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      28/08/18 às 18h54

Se você leva um estilo de vida saudável provavelmente tem uma alimentação balanceada e sabe os benefícios que isso tem para o corpo. Verduras, frutas e legumes são essenciais para esse estilo de vida porque tem vitaminas que mantêm nosso corpo funcionando da melhor maneira possível.

Duas frutas que têm se destacado no meio das outras são as bananas e os abacates que são ricos em potássio e magnésio. Elas geram grandes benefícios, mas foi recentemente que os cientistas descobriram que eles também podem ser benéficos para um problema de saúde.

O estudo foi feito pela Universidade do Alabama e, segundo as descobertas feitas por eles, o consumo dessas frutas ajuda a prevenir ataques cardíacos. Consumir pelo menos uma banana ou um abacate por dia aumenta as chances de evitar doenças cardíacas.

Outra coisa que as frutas combatem é o risco de bloqueios arteriais, que com o potássio presente nas frutas elas reduzem a calcificação vascular, que pode tanto implicar na doença renal e na cardiovascular. E se essa condição chegar a acontecer no corpo, ela só é solucionada com cirurgias.

Estudo

O estudo consistiu em dar aos ratos dietas com diferentes níveis de potássio. No caso dos que receberam mais potássio, tinham suas artérias mais maleáveis e os que tiveram menos potássio na alimentação, as tinham mais duras. E essa mesma premissa vale para os humanos também.

O foco dos cientistas no enrijecimento das artérias é porque se elas ficarem mais duras, trabalharão mais para bombear sangue para o corpo. Além de que um maior cuidado com as artérias ajuda a prevenir uma gama de outras doenças, como por exemplo derrame, doença renal, hipertensão, doença cardíaca e derrame cerebral.

Doenças

Segundo os cientistas, "a arteriosclerose é um defeito que ocorre nas paredes da artéria (vasos sanguíneos que transportam sangue oxigenado). Refere-se ao endurecimento das paredes normalmente flexíveis devido à perda de elasticidade da musculatura arterial. Quando jovens, as artérias são flexíveis devido à presença de uma proteína chamada elastina".

Eles também explicaram que "à medida que a idade avança, há perda dessa elastina, causando espessamento das paredes arteriais. A aterosclerose é outra condição que se refere à deposição de placas de gordura e glóbulos de colesterol nas artérias, causando estreitamento do lúmen das artérias".

Essa rigidez arterial se tornou um grave problema de saúde, segundo os cientistas, causando morbidade e mortalidade cardiovascular. O consumo dessas duas frutas ajuda bastante a combater esse problema.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+