Como alguém cego e surdo consegue se comunicar?

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      09/07/15 às 16h23

Comunicar-se com os outros não é um processo simples de se fazer. Falar com uma pessoa é estar em relação com alguma coisa ou alguém, transmitir alguma mensagem por meio de um canal de comunicação.

Existem muitas pessoas que possuem dificuldade de se comunicar com alguém, seja por via oral ou até mesmo de compreender visualmente. São o caso das pessoas cegas e surdas, aquelas que são afetadas por deficiências de visão e audição de forma simultânea, em que um desses dois sentidos não pode substituir o outro.

E como será que uma pessoa surdo-cega consegue se comunicar? O que acontece? Quais são as causas dessa dificuldade? Confira na matéria como alguém que possui essas deficiências consegue se comunicar.

tumblr_m54mgjTCGb1qmb2e0o1_500

1 - Não confunda surdo com cego

500x500

A pessoa que é portadora da surdo-cegueira não pode ser associada a um surdo e nem a um cego. Quem é acometido com esse tipo de falha na formação possui deficiência de visão e audição simultaneamente.

2 - Os quatro graus distinguíveis de surdo-cegueira

 

- Surdez e cegueira totais
- Existência de um resíduo auditivo e visual

 

- Surdez total e resíduo visual

 

- Cegueira Total e resíduo auditivo

 

3- Como um surdo-cego se comunica?

12359378

As pessoas que possuem esse tipo duplo de deficiência possuem uma vasta gama de possibilidades de comunicação com as pessoas. Elas podem se utilizar da Língua de Sinais, do Alfabeto manual, o Tadoma e o Sistema Braille.  A Língua de Sinais é um método que considera a linguagem gestual como a língua natural dos surdos. É uma forma de comunicação construída no espaço por meio de movimentos das mãos em diferentes modos e pontos de contato no corpo.

5756g2

O alfabeto manual é uma técnica que faz com a mão direita um sistema de signos sobre a palma do interlocutor. Já o Tadoma é um método de linguagem receptiva no qual a pessoa surda-cega decodifica a fala do seu interlocutor por meio do tato. O sistema braille é o sistema de escrita e leitura tátil que consiste no arranjo de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+