Notícias

Como Anita Harley, empresária em coma há seis anos, virou foco de disputa judicial

0

Principal acionista das Lojas Pernambucanas, Anita Harley, de 74 anos, está em coma há seis anos. Como a mulher não preparou um testamento, uma briga judicial envolvendo parentes, amigos e funcionárias tenta definir quem deve e merece cuidar da fortuna bilionária da idosa. Na confusão, o que não faltam são acusações de tentativa de golpe e oportunismo.

O processo foi revelado pelo Fantástico, da TV Globo. Tudo começou após Anita sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2016, entrando em coma logo em seguida. A paciente permanece viva, com sinais vitais, mas completamente inerte, seus olhos não abrem, ela não se comunica, é como se estivesse em um sono eterno.

Por causa disso, Cristine Rodrigues (ex-assessora da empresária) conseguiu na Justiça o direito de cuidar dos interesses de Anita, enquanto ela estiver em coma.

Após isso, começou a confusão.

Governanta diz que era esposa de Anita

Foto: ALbum Pessoal/ Reprodução/ UOL

Depois de Cristine Rodrigues conseguir na Justiça o direito de cuidar dos interesses de Anita, surgiu Sônia Aparecida Soares, uma funcionária de Anita, que morou na casa da empresária por 20 anos.


Mesmo que amigos e familiares da empresária afirmem que Sônia era apenas governanta da mansão, a mulher diz que, na verdade, era esposa de Anita. Por isso, ela quer o direito de cuidar da fortuna da maior acionista das Lojas Pernambucanas.

Ao todo, Anita possui 48% das ações do grupo que controla as Lojas Pernambucanas. São 470 lojas em 15 estados do Brasil, com 16 mil funcionários. A fortuna estimada é de R$ 2 bilhões.

Golpe bilionário?

De acordo com Sônia, Cristine, a ex-assessora de Anita, trama um golpe para ficar com a fortuna que pertence à empresária. Já Cristine afirma que a governanta nunca teve um caso com Anita. 

Em seu favor, a ex-governanta mostrou à Justiça fotos que tentam provar que as duas mulheres viviam em um clima de família. Inclusive, o filho de Sônia, Arthur Miceli, é apontado como filho adotivo de Anita. No entanto, Cristine e alguns amigos e familiares da empresária negam. 

Para tentar provar que Anita cuidava de Arthur como filho, afirmou que a empresária pagou os estudos do rapaz e mostra fotos que seriam do menino ao lado da empresária.

Porém, uma amiga de Anita disse ao Fantástico que as provas são falsas e que o menino que aparece nas imagens se trata de outra criança. Em relação ao pagamento dos estudos, amigos afirmam que Anita fez por generosidade.

Cristine também tenta provar união estável com Anita

Foto: Reprodução/ Rádio Jornal

Na briga judicial, Cristine também entrou com uma ação para reconhecer que tinha uma união estável com Anita. A revelação feita no Fantástico pegou de surpresa familiares e amigos da empresária que disseram desconhecer que Cristine tivesse qualquer envolvimento amoroso com a acionista da Pernambucanas.

De acordo com a reportagem do Fantástico, atualmente, Arthur, que foi reconhecido como filho socioafetivo, é o herdeiro universal do patrimônio bilionário. Mas em 1999, em um documento conhecido como “testamento vital”, Anita afirma que Cristine era quem deveria tomar decisões caso ela estivesse incapacitada ou inconsciente.

Em abril, Cristine entrou com um processo de reconhecimento de união estável com Anita. Questionada sobre o porquê de sua decisão pelo repórter Estevan Muniz, ela afirmou que o advogado não permitia que ela respondesse à questão.

Andrea Lundgren, prima de Anita, se mostrou chocada com a informação e criticou a situação envolvendo a fortuna.

“Cristine? Mentira! Eu sei que só um milagre vai fazer ela [Anita] levantar daquela cama, mas eu queria tanto que ela levantasse para ela ver o que está acontecendo, o que estão fazendo com ela”, lamenta.

O advogado de Cristine, José Martins Cardozo, afirma:

“Todas as ações que Cristine promove, sem exceção, é para conseguir cuidar de Anita e fazer valer a vontade dela. Não há nenhum interesse patrimonial nisso. Nunca houve, nem haverá”.

No entanto, o advogado de Sônia e Arthur rebate: “Ela não tinha vínculos emocionais pessoais com a doutora Anita. Ela tenta criar uma situação de que ela tinha um poder. Ela era uma simples secretária”.

Fonte: Fantástico

Mulher compra patins antigos e descobre que era dona deles 40 anos antes

Matéria anterior

Boneca travesti feita sob encomenda emociona dona

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos