Entretenimento

Como as moscas enxergam?

mosca
0

Se você já teve a oportunidade de enxergar uma mosca de perto, percebeu que os olhos que elas possuem são bem diferentes dos olhos humanos. Mas engana-se quem pensa que isso faz com que elas enxerguem mal. Pelo contrário, a visão das moscas é bastante aguçada. 

Para se ter uma ideia, as moscas possuem um campo de visão amplo e podem enxergar objetos que estão atrás delas, o que jamais seria possível para um ser humano. A seguir, te explicaremos melhor sobre as particularidades desses bichinhos.

Características das moscas

Todos os tipos de moscas dos quais temos conhecimento pertencem à ordem diptera dos artrópodes. Apesar das diferenças entre cada espécie, todas elas são identificadas pelo tamanho médio de 0,5 cm (com exceção das moscas gigantes, que podem chegar a 6 cm), um par de asas membranosas e os olhos bem característicos.

Esses insetos possuem dois olhos compostos por milhares de unidades de facetas independentes (chamadas de omatídeos) que captam as imagens. Em média, afirma-se que uma mosca tenha 4 mil facetas em cada olho, o que lhes permite uma visão minuciosa de qualquer movimento, em qualquer direção, detalhadamente e, ainda por cima, em câmera lenta. Isso explica a facilidade delas em escapar de qualquer tentativa de captura. É como uma visão a 360 graus.

A visão desses insetos

Segundo um artigo publicado pela Universidade de Cambrige, as moscas têm a resposta visual mais rápida do Reino Animal. Isso porque cada uma das facetas estão direcionadas para ângulos diferentes. Com isso, esses insetos conseguem ter uma visão muito ampla, bem mais do que os humanos. 

A velocidade em que as imagens são processadas pelo cérebro é chamada de “frequência crítica de fusão de luz vacilante”. Em geral, quanto menor um animal, mais rápido é essa frequência. O estudo de Cambridge indicou que as moscas podem ver até 400 flashes por segundo, mais de seis vezes a taxa dos humanos.

Conexão Planeta

No entanto, as moscas não têm retina, o que faz com que a imagem vista por elas não tenha uma resolução muito boa. Em nível de resolução, os seres humanos têm um ponto a frente. Devido a isso, os olhos das moscas são saltados para que elas possam ter uma visão mais próxima aos objetos que estão à sua frente.

No passado, a resolução das imagens que as moscas enxergavam era ainda mais baixa. Porém, devido à necessidade de se desviar rapidamente de objetos no caminho durante o voo, os olhos desses pequenos animais evoluíram ao longo de milhões de anos e hoje têm estruturas posicionadas perpendicularmente ao trajeto da luz. Assim, elas recebem a luz mais rapidamente e enviam essa informação ao cérebro.

Por que as moscas são tão ágeis?

A agilidade das moscas está diretamente ligada à visão. Mas não se trata só disso. Elas conseguem perceber os movimentos pelo menos 5 vezes antes do que a visão humana graças aos seus fotorreceptores super sensíveis à luz. Isso porque, espalhados pelo corpo desses pequenos animais, existem sensores que as ajudam a perceber qualquer ameaça ou alteração nas condições normais.

Além disso, a percepção do tempo para uma pessoa e para uma mosca é muito diferente. Para nós, o que parece um gesto super rápido, na visão delas é um movimento mais do que suficientemente lento para ser escapado. É como se elas vissem o mundo em câmera lenta. Uma pessoa pode tentar atingir uma mosca com um pano, por exemplo, e ela terá tempo de sobra para fugir. 

Isso ocorre porque, devido à percepção de movimento que elas têm, esses animais conseguem sentir a aproximação de um objeto muito antes que eles cheguem perto. Além disso, o fato de enxergarem em “câmera lenta” também permite que fujam muito antes de serem atingidas. Uma mão tentando esmagá-las é como uma lesma avançando em sua direção.

Uma curiosidade a respeito desses pequenos animais é que eles podem ter surgido há mais de 60 milhões de anos, durante a época da extinção dos dinossauros. Apesar disso, elas vivem pouco tempo, cerca de 30 dias. A fêmea da mosca pode colocar até 120 ovos de uma vez só. Um outro fato curioso é que é através das patas que esses insetos reconhecem aromas e sabores de alimentos. Por isso, frequentemente, é possível ver as moscas limpando as suas patas.

Animações incríveis para ver nesse começo de ano

Previous article

Reino Unido: Pegadas de dinossauro de 200 milhões de anos é encontrada

Next article

Comments

Comments are closed.