Como é o céu nos outros planetas?

POR A redação    EM Lugares & Construções      17/08/15 às 14h55

Encoberto, parcialmente nublado, limpo, com possibilidade de pancadas de chuva... Não importa o tempo ou como ele esteja, nós sabemos que o Céu é azul. Aliás, sabemos que, na verdade, a atmosfera da Terra dispersa mais o azul do que as outras cores do espectro da luz. Quase como um prisma. Percebemos isso também ao entardecer, quando o espectro de luz mais dispersado é o vermelho.

Mas céu azul é só na Terra mesmo. Em outros planetas, quando visível, ele pode não tem cor, ser rosa, vermelho, ou com anéis.

Saiba como é o Céu em outros planetas:

Mercúrio

01_mercurio

Além de ser o primeiro planeta do sistema solar, e por não ter atmosfera, o céu de Mercúrio é totalmente negro, como a vista do espaço sideral. Podemos ver o Sol e todas as estrelas, a qualquer hora do dia. É semelhante ao céu na Lua.

Vênus

02_venus

A atmosfera de Vênus, por outro lado, é altamente densa, com nuvens de ácido. Quando o Sol não está bloqueado pelas nuvens densas, ele provavelmente aparecerá branco-amarelado ou alaranjado.

Marte

03_marte

Com uma atmosfera rica em CO2, solo avermelhado e uma camada de poeria, o céu de Marte tem um tom vermelho predominante. O nascer e no por do Sol são rosas.

Júpiter

04_jupiter1

Onde o céu fica livre das tempestades, pode-se ver tons amarelo-escuro. Mas nas regiões onde ocorrem tempestades, que são muito comuns, substâncias à base de amônia tingiria as nuvens e o céu de laranja, vermelho e marrom.

Saturno

05_saturno

Em dias de céu limpo, os anéis de Saturno apareceria no céu, assim como a grande lua Titã, que é laranja-escura. Quanto mais próximo da "linha do Equador", mas finos serão os anéis. Todavia, as nuvens de amônia, também presentes no planeta, deixariam o céu de Saturn como o de Júpiter, só que um pouco mais esbranquiçado.

Urano

06_urano

A alta concentração de gás metano deixa o céu de Urano com uma tonalidade muito azul. Mas a distância do Sol talvez deixasse o céu planeta com uma coloração não tão brilhante.

Netuno

07_netuno

O azul também é predominante em Saturno, devido a alta concentração de gás metano, também existente no planeta. Com a mesma cor de Urano, a tonalidade em Netuno seria mais escura, devido À distância ainda maior do Sol.

Plutão

plutao

Assim como em Mercúrio, não há atmosfera em Plutão, o que deixaria o céu escuro e com estrelas o tempo todo, mas com a luz do Sol mas enfraquecida, devido à distância.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+