Curiosidades

Como fazer um gato gostar de você

0

A briga milenar entre os amantes de cachorros e os amantes de gatos segue agitada até hoje. Os amantes dos felinos dizem que os cachorros são muito dependentes e bagunceiros, enquanto os amantes dos caninos dizem que os gatos são chatos, exigentes e ranzinzas. A verdade é que os dois são ótimos. No caso do segundo grupo, é preciso apenas ver a beleza dos gatos, começando pela conquista.

Sendo assim, muitos acreditam que gatos são criaturas misteriosas e complexas. No entanto, não é tão difícil criar uma amizade com os gatinhos, pelo menos se você seguir as seguintes dicas.

Deixe o gato decidir

É natural querer fazer carinho em um gato fofinho que chega a parecer uma nuvem de pelo. Porém, de acordo com uma pesquisa da Suécia, é melhor deixar o gato tomar o primeiro passo.

A pesquisa feita em 51 lares com gatos mostrou que quando os humanos assumem uma postura mais passiva e esperam, focando em outra coisa, o gato é mais provável de se aproximar e menos provável de fugir quando o humano reagir.

Outro estudo de 1991 indica que as interações duram mais tempo e são mais positivas quando o gato inicia e decide quando ela acaba.

Dê oi da forma certa

Felinos amigáveis se cumprimentam com os narizes. Você pode imitar esse comportamento oferecendo a pontinha do dedo no nível no focinho, numa distância de cerca de 20 centímetros. Não fique por cima, em pé. É melhor agachar e estender a mão para não parecer tão grande e assustador para o gatinho. Então, ele provavelmente vai se aproximar e cheirar seu dedo.

O melhor ponto

Foto: Pexels

Um cachorro é diferente de um gato, geralmente gostando de carinho na maior parte do corpo. Porém, o felino é bem sensível ao toque e gosta de carinho em algumas regiões. Assim, uma pesquisa de 2002 demonstrou que gatos mostraram reações mais positivas quando receberam carinho na área da testa e das bochechas.

Por outro lado, era mais provável reagir de forma negativa ao fazer carinho na área do rabo. Claro que todo animal tem sua personalidade e preferências, mas ao conhecer um gato pela primeira vez, esse estudo pode ser um norte.

Dê espaço

Existem diversos sinais de que o gato não gostou da sua atitude. Eles podem mostrar os dentinhos afiados, morder, colocar as orelhas para trás, movimentar o rabo rapidamente e mais. Logo, se você perceber algum desses sinais, é melhor dar espaço.

Por mais que seja bom acariciar o gato, é necessário perceber quando o felino não está curtindo o momento. Afinal, você não pode forçar um pet a gostar quando está sendo tocado se ele simplesmente não quer. Sendo assim, a melhor dica para ganhar confiança é respeitar quando não querem contato com o humano gigante.

Não alimente demais

Gato chora enquanto a dona corta cebola e viraliza na internet

Unplash

Muitos acreditam que comida significa amor e que negar comida faz seu gato te odiar. Porém, um estudo de 2016 com felinos obesos da Universidade de Cornell mostrou que o contrário é também verdade – pelo menos por um certo período.

Cerca de um mês depois que 58 gatos sobrepesos foram colocados numa dieta, 75% dos tutores relataram que os gatos estavam mais carinhosos. No entanto, eles também miavam e exigiam mais atenção. Já na oitava semana, tanto o comportamento bom quanto o ruim já tinha desaparecido em metade dos animais.

Independente se você quiser que um gato goste de você, é importante manter o felino mais magro, dentro do indicado pelos especialistas. Isso porque o sobrepeso pode causar dores nas articulações, diabetes e falta de higiene, já que não conseguem se limpar.

Brinque bastante

Para ter um gato feliz com você, brinque com ele regularmente. Tutores de cachorros sabem que os pets precisam passear duas vezes por dia e que precisam de um momento brincalhão. Contudo, muitos esquecem que gatos também precisam gastar energia, sendo predadores por natureza.

Assim, um estudo de 2017 sugeriu que gatos preferem interações humanas do que comida. O que realmente era atrativo nos humanos era a presença de um brinquedo interativo.

Fonte: Mental Floss

O que é pirâmide financeira? Indique esse post a 10 pessoas e descubra!

Matéria anterior

Uma árvore que tem 40 tipos de frutas diferentes

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos