• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O lado obscuro das pessoas muito inteligentes

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      13/09/18 às 15h34

Você deve estar estranhando essa matéria e se perguntando sobre o que há de tão ruim em ser inteligente? Bom, essa característica pode ser mais "prejudicial" do que se imagina. Pesquisas realizadas mostraram que pessoas muito inteligentes passam por inúmeros problemas psicológicos devido a inúmeros fatores.

Além disso, eles sempre passam por inúmeros problemas relacionados ao convívio social, o que acarreta momentos de tristeza e grandes questionamentos. Pessoas extrovertidas costumam ser mais abertas e têm maior sucesso vivendo em comunidade. O que não acontece com aqueles que são mais inteligentes e consequentemente, mais introvertidas.

Mas por que isso ocorre? As pessoas com maior QI são mais sensíveis. Elas se importam com questões muito maiores, que infligem e afetam o mundo ao seu redor. Elas conseguem perceber mais coisas e olham de forma mais ampla para todas as questões da sociedade.

Geralmente se preocupam com detalhes que as outras pessoas simplesmente ignoram e isso faz com que eles se sintam solitários. Toda essa preocupação também acarreta em altos níveis de estresse e ansiedade, o que contribui ainda mais para uma vida infeliz.

Escolhas erradas

Não é porque o QI de uma pessoa é alto que ela tomará as decisões mais assertivas e benéficas para sua vida e seu futuro. Apesar do mito que carregamos de que as pessoas mais inteligentes são também mais racionais e assertivas, isso não passa de crença. As más decisões são tomadas porque essas pessoas pensam tanto em coisas mais complexas e irracionais que elas não conseguem se focar em seus problemas.

No entanto, está é uma via de mão dupla. Elas se concentram tanto em coisas externas que não conseguem olhar para dentro de si mesmas. E por isso, não conseguem perceber os próprios erros e melhorá-los. Ajudar essas pessoas também não é uma tarefa fácil, já que por ter consciência de sua inteligência, essas pessoas não pensam que precisam de ajuda ou de conselhos.

Toda pessoa inteligente é infeliz?

Não necessariamente todas as pessoas com alto QI são infelizes. Esses problemas de fato atingem grande parte delas, mas não é uma regra. O fato é que é preciso aprender a lidar com essa inteligência e com a forma como ela afeta a realidade. Além do alto QI é preciso também cuidar para ter alguma inteligência emocional.

Saber olhar para dentro de si e se conhecer é importante para todos. É preciso saber reconhecer os próprios erros e se empenhar em resolvê-los. As pessoas de alto QI devem sempre se lembrar daquele velho ditado "a ignorância é muitas vezes uma benção" e às vezes, ignorar algumas mazelas da sociedade é preciso. Tudo isso para conseguir lidar da melhor forma possível com os outros e consigo mesmo.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+