Natureza

Baikal: O lago mais profundo do mundo

0

O Lago Baikal, localizado no sul da Sibéria, é considerado o mais profundo da Terra. Ele concentra 20% de toda água doce do planeta e é extremamente rico em biodiversidade. No local, já foram contabilizadas 1.085 espécies de plantas e 1.550 variedades de animais.

Considerado património mundial da Unesco, o Baikal possui 636 Km de comprimento e 80 km de largura. Além disso, o lago é considerado o mais antigo do planeta. Isso considerando que a sua formação geológica remonta a 25 milhões de anos no passado. 

Também é importante saber que se todos os rios do planeta desaguassem no Baikal, seria necessário cerca de um ano para encher o lago.

O lago, quando está congelado, possui uma camada de gelo que pode chegar a dois metros de espessura. Com isso, ele consegue suportar aproximadamente 15 toneladas. Ainda sobre o gelo do Baikal, ele é considerado o mais transparente do mundo, com isso, é possível enxergar os peixes, pedras verdes e diversas plantas.

Outra singularidade do mar é que, devido a sua água claríssima, é possível enxergar objetos a 40 metros de profundidade.

Lago Baikal encanta fotógrafos

Kristina Makeeva

Por conta de seus encantos, o lago atrai a atenção de diversos fotógrafos e fotógrafas. Uma delas é a russa Kristina Makeeva, famosa por suas maravilhosas fotos de moda e viagens.

Moradora de Moscou, Kristina já fez duas viagens ao Baikal. Ela contou que enquanto planejava a viagem não esperava que o local fosse tão bonito e encantador. Disse, ainda, que durante os três dias que esteve com a sua equipe no local, quase não dormiu.

Outra revelação que a fotógrafa fez é que além de bonito, o lugar é espiritual. De acordo com ela, é uma energia que todos precisam sentir e que existe algum elemento transdimensional no local que impulsionou sua criatividade. Entre os diversos elogios, aproveitou para confessar que esse é o seu lugar favorito no mundo.

Além disso, ela se preparou bem para que sua equipe e modelos pudessem andar sobre o gelo, escorregadio como espelho, em segurança. Essa característica do gelo permite fotografar reflexos ideais.

Em seu ensaio produzido no Baikal, Kristina utilizou vestidos e tecidos coloridos para harmonizar com a beleza do lago dentro das lentes.

Lagoa mais profunda do Brasil

Universidade Federal do Espírito Santo

No Brasil, a lagoa mais profunda é a das Palmas. Ela está localizada no interior de Linhares, Espírito Santo, e possui uma bela aparência com águas em tons azulados, e a natureza circundando as margens. Além disso, alguns trechos ainda possuem matas nativas, que chamam a atenção dos turistas devido à vista harmoniosa.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Departamento de Oceanografia e Ecologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), junto com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e a Secretaria Estadual de Agricultura (Seag), a Lagoa das Palmas é a mais funda do país. A lagoa possui 50 metros de profundidade e sua extensão e volume equivalem a aproximadamente de 57 mil piscinas olímpicas. Isso é cerca de 142,5 bilhões de litros de água.

Fonte: Iphone Channel, Leme Magazine, Site de Linhares

 

10 filmes intensos para ver na Netflix

Matéria anterior

O que um multimilionário come no natal?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos