Curiosidades

Como funciona a areia movediça?

0

A areia movediça é um fenômeno natural que se forma quando um grande fluxo de água preenche espaços existentes sobre finas partículas de areia que se encontram soltas. Por estar embebida em água, a areia não oferece resistência a animais, pessoas ou objetos. Ou seja, a areia se torna móvel como um líquido e por seu movimento, recebe o nome de “movediça”.

Normalmente, esse fenômeno acontece nas margens dos rios, lagos, lagunas, manguezais, pântanos, praias e regiões próximas a fontes subterrâneas. Abaixo da superfície, essa água em abundância preenche todos os espaços existentes entre as partículas que formam o solo, saturando-o.

No entanto, a areia movediça pode ser formada e encontrada em qualquer local que exista água e areia que possam se unir. No Brasil, tais lugares são também denominados atoleiros. Embora não seja grande a ocorrência desse fenômeno em terras brasileiras, é importante conhecer a região na qual se está indo para evitar qualquer problema relacionado a afundamentos.

Mitos e verdades

Muitas dúvidas surgem a respeito do que fazer se alguém se atolar em areia movediça. Algumas pessoas creem que é fácil sair dessa situação. Da mesma forma que existem aquelas que acreditam ‘ser jogo perdido’, ou seja, acreditam que não é possível sair do “atoleiro” e que a pessoa que está afundando vai assim continuar até morrer.

O peso de uma pessoa que está em um atoleiro equivale ao peso de um carro médio, ou seja, é muito difícil retirar uma pessoa da areia. Se acontecer de um indivíduo começar a afundar, o importante é que ele não se movimente. Deve-se ficar tranquilo, abrir os braços para aumentar a superfície de contato e boiar. Entrar em pânico e se debater pode fazer o corpo afundar.

A flutuação do corpo acontece porque a densidade dele é menor do que a densidade da areia. Dessa forma, basta que o indivíduo tenha paciência para esperar o tempo de flutuar, já que cada atoleiro possui uma relação diferente entre água e areia, apresentando assim maior facilidade para flutuar ou não. São raros os fenômenos fundos, porém se algum indivíduo cair em uma areia movediça funda, basta seguir a instrução anteriormente citada.

Já quem fica preso na areia movediça perto da praia e não consegue se soltar antes de a maré subir pode correr o risco de se afogar. O perigo, nesse caso, não é o atoleiro, mas o nível do mar. Agir de forma calma, mas eficaz, dita o destino da pessoa nessa situação.

Areia movediça seca

Apesar de menos conhecida, existe ainda a areia movediça seca. Trata-se da areia capaz de afundar corpos, mas que não tem a presença de água para realizar esse feito. Em uma experiência reproduzida em um laboratório holandês, que imita o fenômeno, foram utilizadas bolas de pingue-pongue para simular um corpo afundando.

areia

Cultura Mix

O resultado foi que as bolas afundaram rapidamente a uma profundidade de até seis vezes o seu diâmetro e, um décimo de segundo depois, um esguicho de areia se elevou até cinco vezes o tamanho do objeto que afundou. Mas, não é necessário pânico: esse fenômeno costuma acontecer somente em desertos.

Wagyu: a carne japonesa é a mais cara do mundo

Artigo anterior

10 irmãos que trabalharam juntos nas telas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido