O que acontece com uma pessoa que cai na areia movediça?

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      18/08/17 às 19h41

E quem nunca ficou morrendo de medo de cair em uma areia movediça depois de ver nos filmes? Bom, com certeza todos vocês já devem ter visto isso em algum filme, principalmente nos filmes do Indiana Jones. Mas vem cá, a tal da areia movediça realmente existe? O tipo de fenômeno da natureza conhecido como "areia movediça", um tipo de solo arenoso capaz de sugar seres vivos, que se origina com uma mistura de areia e água, formando algo parecido com um lamaçal.

A areia movediça é comum em ambientes com a presença de solos arenosos e muita água, como margens de rios, lagoas, manguezais, lagunas, praias, pântanos e regiões próximas a fontes subterrâneas. Os filmes de Hollywood sempre nos mostram que se mexer na areia movediça faz com que você afunde ainda mais, e isso é verdade. Porém, caso você fique parado, as chances do seu corpo perder calor e você ter uma hipotermia são grandes.

O atrito entre os grãos dessa superfície arenosa diminui e os mesmos passam a se mover com extrema facilidade, não conseguindo sustentar nenhum tipo de peso. Mas o que nos mostram nos filmes é bem diferente da realidade. O corpo de um ser humano é menos denso que a areia movediça, e por isso não afunda completamente. Além disso, os poços de areia movediça não são tão fundos quanto os filmes mostram, pois na maioria das vezes, eles não passam nem de um metro de profundidade.

Mas e se por acaso cairmos em um poço re areia movediça fundo, como podemos sair dele?

O segredo é muito simples, amigos. O melhor é ter alguém para te salvar, é claro, mas caso isso não seja possível, aí você terá que usar uma tática. Primeiro, você vai precisa inclinar seu corpo para trás, de modo que seu tronco fique na horizontal. Imagine que você esteja boiando em uma piscina. Depois, você vai começar a abrir as pernas lentamente, sem movimentos bruscos.

Depois, com movimentos delicados, você começa a usar seus braços para chegar em terra firme, como se estivesse remando. Pode ser que a terra firme esteja longe e você demore muito tempo para chegar lá, mas fique calmo, até porque, é a sua vida que está em risco.

Não entende nada? O vídeo abaixo mostra para vocês exatamente o que acontece com a areia movediça:

E aí, vocês já sabiam como se escapar da areia movediça? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+