• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como a lavagem de roupas a seco limpa se ela é seca?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      29/10/14 às 17h13

Não que essa seja uma grande preocupação em sua vida, mas a verdade é que em algum momento você ou alguém que você conhece deve ter parado para se questionar sobre o assunto. Afinal, esse lance de lavagem a seco, ou seja, sem água, é algo no mínimo de se encabular, não acha?

Mas, calma que quem entende do assunto garante que não existe mágica nenhuma nisso. Aliás, o processo todo não é tão seco quanto as pessoas pensam. A única diferença desse tipo de lavagem para a normal, feita em casa, é que ao invés de água são usados produtos químicos na limpeza.

Isso, aliás, muda tudo, porque a água incha as fibras dos tecidos, que secam e reduzem de tamanho em seguida, podendo até deformar as roupas. Esse ciclo, no entanto, não acontece quando o tecido é lavado a seco. (Clique para ler também: Aprenda a passar roupas no micro-ondas.)

3

Especialistas contam que esse método o lavagem a seco começou em 1855, quando o francês Jean-Baptiste Jolly notou que a parte da toalha de mesa, onde ele haviam derrubado, acidentalmente, um pouco de querosene estava mais limpa que o restante. Ele, então, começou a estudar formas de usar o produto para fazer lavagens de roupas e demais tecidos e, em seguida, abriu uma empresa focada nesses serviços.

No entanto, os produtos usados na época eram inflamáveis e não era difícil acontecer incêndios nessas casas especializadas em lavagem a seco. O pior de tudo é que demorou bastante para que encontrassem uma substância alternativa, que conseguisse o mesmo resultado das antigas.

2

A solução, aliás, só veio em 1950, quando o percloroetileno (ou perc, como é conhecido hoje em dia), passou a ser usado. Esse produto químico, embora seja tóxico para o ser humano, popularizou esse método de lavagem - especialmente depois que novas máquinas passaram a ser usadas no processo - porque não pega fogo, é mais barato, evapora rápido e limpar muito melhor.

Entenda, abaixo, o passo-a-passo da lavagem a seco, que entrega suas peças limpas em cerca de uma hora:

1. Antes de tudo a roupa passa por um inspeção, para que manchas mais difíceis sejam identificadas. Isso porque, para cada tipo de mancha é usado um produto químico específico. Aliás, a aplicação das substâncias é feita manualmente com uma bisnaga, seguida de pequenas pistolas de ar comprimido e vapor.

2. Já livre das manchas, a roupas é disposta em uma máquina automática, onde mergulha no solvente (perc), e passa pela lavada e pelo processo de centrifugação. Em seguida, inda dentro da máquina, é acionado um sistema de ar quente, que só desliga quando as peças estiverem completamente secas

3. Depois disso tudo, se ainda restarem manchas, as roupas passaram pelo mesmo processo inicial.

4. As peças devidamente limpas são passadas com ferro quente a vapor. Mas tudo é feito sobre uma tábua de passar especial, que impede que as peças se umideçam com esse vapor.

5. A última etapa é o empacotamento da roupa, que, em seguida, é despachada para o cliente.

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+