Entretenimento

Como se grava uma sitcom?

0

Com o passar do tempo, as pessoas foram se interessando mais e entendendo as dinâmicas das séries. Com seus episódios menores e divididos em temporadas, elas começaram a ganhar o coração do público. O melhor disso que é que os fãs de séries têm uma variedade bem grande para acompanhar, desde séries históricas, passando pelas policiais, de drama e chegando na sitcom.

Sitcom é uma abreviação em inglês para “comédia de situação”. Isso porque, várias séries desse gênero abordam coisas simples que acontecem do dia a dia das pessoas. Mas além do gênero e sobre o que a série se refere, o termo sitcom também se refere a uma forma tradicional de gravação nos Estados Unidos.

Essa forma de gravação vem antes mesmo da televisão, tendo origem no teatro. Basicamente, a gravação funciona como uma grande peça, mas que é filmada por câmeras e depois é editada.

Sitcom

Medium

O termo e a forma de se gravar uma sitcom durou por muito tempo. Tanto que foi somente recentemente que algumas séries de comédia fugiram dessa forma de gravação. Como exemplo disso, tem-se “Modern Family” e “30 Rock”, que ao invés de uma plateia, abusaram muito das locações fora do estúdio.

Por mais que existam outras formas de se gravar uma sitcom, o formato “original” sempre intrigou os fãs de séries. Como será que elas são gravadas? Explicamos aqui.


As sitcoms que seguem esse formato tradicional de gravação, como  “Two and a Half Men” e “The Big Bang Theory“, são gravadas diante de uma plateia de verdade. Os espectadores ficam sentados em dois blocos bem atrás das câmeras, tanto à direita como à esquerda do set. Para assistir essas gravações, os fãs chegam a esperar horas na fila ou então conseguem ganhar ingressos na internet.

Justamente por ter uma plateia assistindo a gravação, a sitcom não precisa daquela risada pré-gravada. Até porque, a plateia ri das piadas e das improvisações dos atores em tempo real. Isso já está também na mente dos roteiristas, que escrevem pensando nessa interação. Então, o som do público é gravado e depois colocado junto com a respectiva cena.

Set

Pausa dramática

O set de gravação de uma sitcom funciona como um grande teatro, com uma parte sendo o público e a outra sendo o espaço com os cenários. Embora os cenários simulem ambientes fechados, o cenário não tem as quatro paredes. Por isso que eles sempre são filmados do mesmo ângulo, que é o ponto de vista tanto da plateia, quanto das câmeras.

Como as séries geralmente têm várias temporadas, e no caso das sitcoms a maioria tem os cenários principais e recorrentes, eles já ficam montados permanentemente no estúdio.

Por exemplo, em “The Big Bang Theory”, o hall do elevador e da sala de estar de Sheldon sempre ficavam montados. O corredor que leva para os quartos no apartamento dá em lugar nenhum. Os quartos eram montados quando necessário, e o cenário do apartamento da Penny também era usado para ser a lanchonete da universidade.

Além dos cenários, as luzes também fazem muita diferença. Através dos trilhos com diferentes holofotes, os produtores conseguem “enganar” o público e passar uma ideia de dia ou noite.

Gravação

Diário do centro do mundo

A primeira parte da gravação de uma sitcom é chamada blocagem. Nela, os atores são informados onde eles devem se posicionar em cada uma de suas falas em cada cena. Isso é feito para que os técnicos consigam ajustar a iluminação.

Depois da blocagem, acontece o primeiro ensaio real. Nele, o diretor dá suas últimas instruções aos atores, além de também ajustar a movimentação das câmeras. Na gravação, todas funcionam ao mesmo tempo para que nenhum momento seja perdido.

Nas sitcoms mais tradicionais, a edição das imagens é feita em tempo real em uma ilha de comando em cima do set. Os cortes e a escolha entre os diferentes ângulos captados pelas câmeras seguem instruções gerais definidas entre diretor, editor e um “showrunner”.

Depois de tudo isso feito é que se começa de fato a gravação da sitcom. Claro que é bem difícil de acontecer tudo certo logo na primeira vez. Até porque os atores podem errar suas falas, ou ajustes técnicos precisam ser feitos. Por isso que cada parte do roteiro é gravada várias vezes até que o diretor fique satisfeito.

Geralmente, é comum que no fim da gravação o elenco agradeça a plateia por ter assistido e dê autógrafos e tire fotos com as pessoas.

Fonte: Superinteressante

Imagens: Medium, Pausa dramática, Diário centro do mundo

Qual foi o primeiro filme de zumbi?

Matéria anterior

Como fios injetáveis podem evitar mortes por arritmia cardíaca?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos