Curiosidades

Como supermercados te fazem gastar mais?

0

Quem nunca foi ao supermercado pensando em comprar apenas dois itens para o almoço e voltou cheio de sacolas para casa? Saiba que você pode estar caindo em truques pensados justamente para fazer o consumidor comprar mais! 

Desde o formato dos carrinhos de compras até a posição das prateleiras, tudo é elaborado de forma a convencer cada pessoa que entra em um supermercado a comprar mais do que deveria. Acompanhe, abaixo, os truques que você pode estar caindo sem perceber! 

1. Posição das frutas e verduras

As frutas e verduras, com cores e cheiros característicos, transmitem ao cliente uma sensação de bem-estar, remetendo a um ambiente familiar. Por esse motivo, as bancas destes alimentos costumam estar próximo à entrada do supermercado. Dessa maneira, um dos primeiros itens que o cliente vai ver ao entrar no ambiente são as frutas e verduras e, consequentemente, sentirão as sensações acima descritas. 

Pixabay

Isso contribui significativamente para que cada cliente compre mais, já que fazer compras em um ambiente que proporciona bem-estar é muito melhor! Além disso, a iluminação dessa área do mercado costuma ser planejada para chamar mais atenção.

2. Tamanho do carrinho

Os carrinhos costumam ter um tamanho padrão, ou seja, um tamanho grande. Mas, além de comportar uma grande quantidade de produtos, os carrinhos são projetados de modo que o cliente dificilmente consiga ver o que já está no fundo.

Com isso, é normal que você ignore a quantidade de coisas que já pegou ou até mesmo pegue produtos repetidos. Ademais, devido ao tamanho do carrinho, sempre há a sensação de que é possível levar mais produtos, já que eles cabem no compartimento. 

3. Produtos mais desejados ao fundo

É comum que os produtos mais desejados em um supermercado estejam sempre ao fundo do estabelecimento. Isso porque, para chegar até o item que se deseja, é necessário que o cliente percorra diversos corredores e prateleiras. Dessa maneira, outros diversos produtos podem despertar interesse no consumidor e acabar sendo levados para casa.

Os açougues costumam, na grande maioria dos supermercados, serem alocados ao fundo. Isso acontece porque a carne é um item básico na alimentação e é constantemente procurado. Assim, uma vez o açougue localizado ao fundo, o cliente pode ser atraído por diversos produtos antes de chegar até ele.

4. Localização dos produtos na prateleira

Majoritariamente, os produtos mais caros estarão na altura dos olhos do consumidor. Esse truque é pensado para que você não gaste tempo procurando um produto mais barato e leve logo o item que o supermercado escolheu para você: o mais caro.

Pixabay

Para encontrar um produto mais barato e economizar, procure nas prateleiras mais baixas. É lá que esses itens estão localizados e, apesar de um tempo um pouco maior e um esforço físico ser demandado, a economia vale a pena.

5. Falta de janelas

A grande maioria dos supermercados não utilizam muitas janelas nos ambientes ou, se utilizam, colocam-nas em locais altos e que dificultem a visualização do que acontece no mundo exterior. Isso acontece para que você não perceba o tempo está passando ou não tenha brechas para pensar em algo que precisa fazer fora do mercado.

Esse é um truque utilizado para que não haja desvios de focos das compras e para que o cliente passe mais tempo andando pelas prateleiras sem se dar conta de que várias horas já se passaram. Como resultado, compra-se bem mais do que deveria.

6. Guloseimas próximo ao caixa

Sempre há, próximo ao caixa, muitas guloseimas e coisas que chamam atenção (principalmente de crianças), como revistas em quadrinhos, livros, salgadinhos… Essa é uma tática infalível para fazer você gastar mais.

Quando há filas, as tentações são ainda maiores, já que você passa vários minutos olhando para aquelas balas e chocolates. Outro detalhe é que as guloseimas colocadas ali são sempre caras.

Dificilmente o consumidor vai se questionar por estar pegando o chocolate mais caro do mercado, mesmo sabendo que lá atrás existem preços mais acessíveis. Isso porque ninguém quer sair da fila para procurar algum item no meio de uma infinidade de prateleiras. Essa é mais uma tática para conquistar o seu dinheiro facilmente.

 

Saiba a história por trás dos desfiles de moda

Artigo anterior

Como a mudança climática afeta os tornados mortais?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido