Curiosidades

Como surgiram os celulares?

0

Presente no cotidiano de milhões de pessoas, os celulares são um objeto de extrema importância para a sociedade. O aparelho pode ser utilizado para trabalhar, socializar e se divertir.

Porém, levou mais de 50 anos para o aparelho ser desenvolvido. Em 16 de outubro de 1956 foi criada a tecnologia para originar o primeiro celular. Já em 1973, foi criado o primeiro telemóvel.

Origem dos celulares

Tech Tudo

A história começa anos antes, em 1888, quando o físico alemão Heinrich Hertz (homenageado com a unidade de medida de frequência, Hertz), transmitiu pela primeira vez códigos sonoros pelo ar. Isso possibilitou o desenvolvimento dos rádios e a primeira ligação telefônica internacional, em 1914.

Já em 1940, 26 anos depois, foi criado o primeiro sistema de comunicação à distância. Isso possibilitou a mudança de canais de frequência, evitando que acontecessem interceptações de sinais. Em 1947, a empresa norte-americana Bell, que atualmente faz parte da AT&T, utilizou essa tecnologia para criar um sistema telefônico ligado por várias antenas, chamadas de células. Sendo essa a origem do nome “celular”.

Em meados de 1956 a Ericsson uniu todas essas tecnologias para desenvolver o celular. Nomeado como Ericsson MTA (Mobilie Telephony A), o aparelho só era móvel se fosse transportado dentro de um carro. Isso porque ele pesava quase 40 quilos. Outro fato é que seu alto custo dificultava sua popularização.

No entanto, o celular se modernizou em abril de 1973, quando a Motorola lançou o Motorola Dynatac 8000X. Concorrente direto da Ericsson, o aparelho possuía 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, pesava um quilo e a bateria durava 20 minutos.

Durante o evento de lançamento foi realizada a primeira chamada telefônica de celular móvel. Realizada em uma rua em New York, a ligação foi feita pelo engenheiro eletrotécnico da Motorola, Martin Cooper, para seu concorrente, o engenheiro Joel Engel, da AT&T. Depois disso, Cooper passou a ser considerado o pai do celular.

Seis anos depois, os celulares começaram a chegar no Japão e na Suécia. Já nos EUA, mesmo sendo o país da invenção, o funcionamento só começou dez anos após a apresentação, em 1983.

Martin Cooper: o pai do celular

Tech Tudo

Martin Cooper (1928) é considerado o pai dos celulares. O engenheiro foi responsável por liderar a equipe que criou o Motorola Dynatac 8000X. Cooper assumiu o cargo em 1970. Foi divulgado, à época, que o primeiro protótipo que funcionou levou 90 dias para ficar pronto.

O Motorola Dynatac 8000X possuía as dimensões de 33 cm por 8,9 cm, e 4,4cm de profundidade. A bateria, que durava cerca de 20 minutos, poderia levar até dez horas para ser carregada. O produto foi comercializado com o valor inicial de 3.995 dólares.

Em outubro de 1983, o Federal Communications Commission aprovou a venda do Motorola Dynatac 8000X. Após um ano, 200 mil pessoas se tornaram assinantes do serviço. Cinco anos depois, o número aumentou em 10 vezes.

No Brasil

O primeiro celular que chegou ao Brasil foi o Motorola PT-550. Após conquistar as ruas cariocas, a primeira chamada foi realizada em 1960, no mesmo estado. Depois disso, foi comercializado em São Paulo.

No primeiro ano de vendas de celulares no Brasil foram comercializados cerca de 700 aparelhos.

Criação dos smartphones

David Paul Morris/Getty Images

Na década de 90, os celulares ganharam novas tecnologias. Em 1992 foi lançado o primeiro smartphone. Criado pela IBM, o Simon permitia criar uma lista de tarefas, adicionar uma agenda e fazer chamadas. Cerca de mil aparelhos foram vendidos pelo preço de 900 dólares.

Já durante os anos 1990 e 2000, a Nokia tornou-se um dos maiores fabricantes. Após investimentos em pesquisas, transformaram os celulares em aparelhos mais compactos e amigáveis.

Vale lembrar que nesse período o Blackberry também dominava o mercado.

Já em 2007, Steve Jobs lançou o Iphone. Com o valor entre 500 e 600 dólares, o celular foi apresentado durante uma conferência Macworld, em São Francisco, no dia 9 de janeiro.

O aparelho possuía acesso a um browser de internet e um MP3 player. Também foram mantidas as funções de um aparelho celular que já haviam sido lançados.

Fonte: Tech Tudo, Ebiografia

GN-z11: A galáxia mais distante da Terra

Artigo anterior

Qual é o animal mais rápido do mundo?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido