Curiosidades

GN-z11: A galáxia mais distante da Terra

0

Chamada GN-z11, esta galáxia pode ser a mais distante da Terra. Estudos anteriores apontaram que a galáxia está a 3,4 bilhões de anos-luz, o equivalente a 134 nonilhões de quilômetros do nosso planeta.

Uma equipe liderada pelo professor do departamento de astronomia da Universidade de Tóquio e membro do Observatório Astronômico Nacional do Japão, Nobunari Kashikawa, confirmou a distância. O grupo ainda determinou o chamado desvio para o vermelho (em inglês, redshift) da galáxia.

“Certas assinaturas químicas, chamadas de linhas de emissão, aplicam padrões específicos na luz de objetos distantes. Medindo o quão estendidas essas assinaturas são, podemos deduzir quanto a luz percorreu, descobrindo assim, a distância da galáxia desejada”, disse Kashikawa, co-autor principal do estudo publicado na Nature Astronomy.

Para realizar o estudo, foi utilizado o telescópio espacial Hubble para detectar as assinaturas da galáxia. Após isso, a observação foi feita por meio da espectroscopia no infravermelho próximo, realizadas com o uso de um espectrógrafo MOSFIRE. Esse instrumento está localizado no telescópio Keck I, no Havaí.

A partir desse estudo, os cientistas determinaram que o desvio para o vermelho da galáxia mais distante do planeta é de 10.957.

“Observamos especificamente a luz ultravioleta, já que esperávamos encontrar as assinaturas químicas desviadas nessa área do espectro eletromagnético”, informou o astrônomo. “O telescópio Hubble detectou a assinatura várias vezes no espectro da GN-z11. Porém, nem ele conseguia determinar as linhas de emissão ultravioletas no grau que nós precisávamos”, acrescentou.

A GN-z1 possui cerca de um bilhão de vezes a massa do Sol e é 25 vezes menor que a Via Láctea. Porém, ela pode produzir estrelas 20 vezes mais rápido que a nossa galáxia. 

De acordo com Garth Illingworth, um dos astrônomos que participou da descoberta, a GN-z11 é pequena para os padrões atuais. No entanto, é preciso entender que ela surgiu quando o Universo possuía apenas 3% de seu tamanho atual.

“Estamos vendo uma galáxia em sua infância”, contou Illingworth. “É incrível que uma galáxia tão grande tenha existido apenas 200 milhões ou 300 milhões de anos após as primeiras estrelas terem se formado.”

GN-z11 é a galáxia mais antiga do universo

Olhar Digital

A GN-z11 além de ser a galáxia mais distante da Terra também é considerada a mais antiga do universo. No ano de 2016, pesquisadores apontaram que ela é 150 milhões de anos mais velha que a recordista anterior, EGSY8p7.

De acordo com estimativas dos astrônomos da Nasa, a GN-z11 formou-se há cerca de 400 milhões de anos após o Big Bang.

A GN-z11 foi localizada na direção da constelação Ursa Maior, a cerca de 13,4 bilhões de anos-luz de distância da Via Láctea. Isso quer dizer que a luminosidade produzida pela GN-z11 levaria aproximadamente 13,4 bilhões de anos para chegar até a Terra.

Apesar do Hubble ter identificado a Galáxia em 2014, os astrônomos levaram cerca de dois anos para divulgar a informação. Isso porque foi necessário realizar uma análise detalhada dos dados e confirmar a descoberta.

Para a comunidade científica, essa descoberta foi um marco. “Demos um grande passo gigantesco, além daquilo que jamais esperávamos poder fazer com o Hubble”, disse o astrônomo Pascal Oesch, da Universidade de Yale. 

Vale lembrar que o Hubble foi lançado pela NASA em 1990 e que, neste ano, 2021, foi lançado o seu sucessor, o Telescópio Espacial James Webb.

Fonte: Revista Galileu, Olhar Digital, Canal Tech

Múmia de três mil anos é aberta digitalmente

Artigo anterior

Como surgiram os celulares?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido