Entretenimento

Como surgiram os shopping center?

0

Os shoppings centers estão em diversas cidades. Eles são um ponto importante para turistas e moradores locais. Entre as suas estruturas estão desde as mais simples até as mais extravagantes, com imensas construções.

Grandes cidades possuem shoppings em localizações estratégicas, em locais que transitam muitas pessoas. Em contrapartida, existem shoppings que surgiram sem a pretensão de se tornar um local exuberante, mas que cresceram conforme a população, enquanto outros mantiveram certo padrão.

O que é um shopping center? 

Os shoppings são locais ou estruturas que reúnem diversos comércios. Entre os vários segmentos estão as lojas de roupas e de calçados, restaurantes, lanchonetes, fast food, cinema e parques. Uma de suas principais características é ele ser um local fechado, parecendo uma grande loja com outras menores dentro.

O primeiro shopping do mundo

Guia Melhores Destinos

O primeiro shopping do mundo foi construído aproximadamente no século X A.C.. Este shopping é conhecido como Grande Bazaar e está localizado no Irã. Ele possui cerca de 10 (dez) quilômetros e é totalmente coberto.

No entanto, não deve ser confundido com o Grand Bazaar da Turquia. Também conhecido como Bazar Coberto, Mercado Coberto, considera-se que ele seja o mais antigo dos tempos modernos, sendo construído por volta de 1450 em Istambul. A maioria de suas lojas são voltadas para a venda de joias, tapetes, cerâmicas e especiarias. Ao todo, ele conta com 60 ruas cobertas e quase 4.000 lojas. Estima-se que no local circulem 300.000 pessoas diariamente.

Outro local antigo é o Oxford Covered Market (Mercado Coberto de Oxford). Este mercado foi inaugurado na Inglaterra em 177, até hoje ele tem os mesmos costumes. Ele também é considerado um ponto turístico na cidade.

Primeiro shopping do Brasil

Revista Shopping Centers

Inaugurado em 1966, o Iguatemi São Paulo foi o primeiro shopping do país. Com isso, os comerciantes da Rua Augusta começaram a migrar para esse novo modelo de negócio. 

“Além de emprestar uma unicidade, continua sendo o mais rentável shopping do país e a maior referência, pois ocupa o coração do principal mercado brasileiro. Ele sempre lança várias tendências no varejo daqui e de fora do Brasil”, afirmou Carlos Jereissati Filho, CEO da Iguatemi Empresa de Shopping Centers. 

Logo depois, em 1970, foi criado o Shopping Ibirapuera, também na capital paulista. Ele foi construído por José Isaac Peres, fundador e CEO da Multiplan. Este shopping é considerado o primeiro empreendimento do Brasil que seguiu os padrões internacionais de shopping centers.

Os shoppings como conhecemos

Tuur Tisseghem/ Pexels

No século 19 foram criados os shoppings como conhecemos hoje em dia, no estado de Rhode Island, nos Estados Unidos da América. Já na Europa, o primeiro shopping foi a Gallerie Vittorio Emanuele, inaugurado em Milão.

Atualmente, muitos países estão na disputa para ter o maior shopping do mundo. Ele já foi localizado no Canadá, na Tailândia, em Hong Kong (China). Porém, atualmente fica em Dubai.

O maior shopping do mundo

Revista Shopping Center

O Dubai Mall é considerado o maior shopping do mundo. Localizado em Dubai, ele conta 500 mil metros quadrados, o equivalente a 50 quadras de futebol. Devido ao seu tamanho, ele possui carrinhos de golf para os consumidores que não querem andar muito.

No total, são 1200 lojas e recebe anualmente cerca de 75 milhões de visitantes. Além disso, ele possui 250 quartos de um hotel de luxo, 120 restaurantes e estacionamento exclusivo para 14.000 carros. 

O shopping também é conhecido por um aquário gigante, considerado o maior aquário indoor do mundo. Os consumidores podem até mergulhar dentro dele. Também existe um parque de diversões, uma pista de patinação, um cinema, uma ópera dentro dele e a maior loja de doces do mundo.

As lojas espalhadas nos shopping são divididas em categorias. Por isso, no subsolo estão localizados os gift shops com artigos locais e uma parte com um mercado de joias. Porém, o destaque fica com as lojas de grife, isso porque seu prédio direito alto destaca as vitrines e fachadas.

Fonte: Revista Shopping Center, Cultura Mix, ArchTrends 

Parasita que controla mentes faz hienas se aproximarem de predadores

Artigo anterior

Você é vítima da auto sabotagem?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido