Curiosidades

Você é vítima da auto sabotagem?

0

Teoricamente, todos estamos sempre em busca da felicidade. Entretanto, durante essa jornada, muitas vezes, nos sabotamos. Ademais, para muitos especialistas, a auto sabotagem é, em grande parte, um mecanismo de defesa. Até aí, tudo bem. Agora, o problema mesmo começa quando os maus hábitos vão se instituindo de forma velada.

Por mais que quando se escuta o termo auto sabotagem venha uma sensação de que alguma coisa é intencional, determinados comportamentos ruins que as pessoas têm podem ser simplesmente um hábito ruim ou alguma distração. Por isso, é preciso prestar atenção nas atitudes.

Você acha que é vítima de auto sabotagem? Então para saber se você se auto sabota mostramos aqui comportamentos que são indicativos dessa prática.

1 – Vários objetivos e nenhum plano

Psicolo Berrini

As pessoas que normalmente são vítimas da auto sabotagem esperam ter sucesso nas metas que criaram e estabeleceram para si. No entanto, elas não se dão tempo suficiente para fazer um plano para que suas metas realmente se concluam.

2 – Dependência em outras pessoas

Deposiphoto

Por mais que você seja uma pessoa que queira mudar, quem se auto sabota atrela essa capacidade de mudança com o apoio das pessoas que estão ao seu redor. Por exemplo, a vítima da auto sabotagem só consegue se exercitar se alguém vai para a academia com ela. Essa dependência é bem prejudicial.

3 – Ignorar melhorias

MSN

Uma visão que as pessoas que se auto sabotam geralmente têm é de olhar as coisas como 8 ou 80. Ou seja, ou está um fracasso total ou então um grande sucesso. Tendo essa visão, as pessoas podem não ter a sensação que merecem determinado resultado quando concluem tarefas que podem ser intermediárias no processo.

4 – Sempre ocupado

MSN

Normalmente, as vítimas da auto sabotagem estão sempre sem tempo. Elas estão sempre bastante ocupadas e não conseguem separar um tempo para organizar suas tarefas em horas do dia de uma forma melhor e que seja mais eficiente.

5 – Sem pequenos prazeres

A mente é maravilhosa

Outro ponto que as vítimas de auto sabotagem se negam são os pequenos prazeres da vida. Como resultado, essa privação de pequenos prazeres pode fazer com que essas pessoas acabem exagerando em outras atividades prazerosas.

6 – Ignorar as necessidades

MSN

Um ponto importante para a vida e que as pessoas vítimas da auto sabotagem parecem esquecer ou deixar de lado é não notar as próprias necessidades. Ou em alguns casos, até mesmo ignorá-las. As necessidades podem ser coisas simples, como descansar, ver os amigos ou ficar algum tempo sozinho. Por mais simples que elas pareçam, é preciso realizá-las.

7 – Não eliminar barreiras

MSN

Uma outra forma de auto sabotagem é não eliminar as barreiras. Como por exemplo, uma pessoa que ama música mas não assina algum serviço de streaming, por exemplo, o Spotify. Essas pequenas barreiras que podem ser eliminadas já farão uma grande mudança na vida.

8 – Se importar com a opinião dos outros

MSN

As vítimas de auto sabotagem geralmente só fazem aquilo que as pessoas ao seu redor achariam aceitável. Ou seja, se existe uma chance de elas sentirem que podem ser ridicularizadas por alguma coisa, elas nem se dão ao trabalho de fazer, mesmo que elas amem aquilo.

9 – Desperdício de tempo e energia

MSN

Quem se auto sabota pode colocar mais tempo e energia em coisas que não necessariamente precisam de tanto assim. Por exemplo, ir semanalmente ao supermercado quando, às vezes, a pessoa poderia ir a cada 15 dias.

10 – Prioridades

Medium

Esse pode ser um dos pontos mais importantes que as vítimas de auto sabotagem fazem. Essas pessoas podem acabar priorizando as coisas que na realidade não são tão importantes. O ponto aqui é priorizar aquilo que deve ser priorizado, como por exemplo, a saúde.

Fonte: MSN

Imagens: Depositphotos, Psicologos Berrini, A mente é maravilhosa, Medium

Como surgiram os shopping center?

Matéria anterior

Conheça o novo míssil nuclear da Rússia

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos