Entretenimento

Como surgiu o Campeonato Brasileiro de Futebol (Brasileirão)

0

O Campeonato Brasileiro de Futebol é a competição mais importante disputada no país. É realizado sempre no segundo semestre de cada ano. A magnitude desta disputa acontece não somente por possibilitar aos torcedores que declarem seu time como o melhor do Brasil, mas também porque chegar a um dos quatro primeiros lugares do Campeonato Brasileiro classifica a equipe de forma automática para disputar a Copa Libertadores da América.

O Campeonato Brasileiro foi organizado pela primeira vez no ano de 1971, pela CBF – Confederação Brasileira de Futebol. A competição foi feita para substituir os torneios Roberto Gomes Pedrosa e a Taça Brasil, que até então determinavam se os times que iriam representar o Brasil nas competições sul-americanas. Depois da trajetória da Taça Brasil e do sucesso do Robertão – como era chamado o torneio Roberto Gomes Pedrosa – chegou a interferência do governo militar no Brasil, solicitando à CBF que fosse organizado um Campeonato Nacional de Futebol. Com o Brasil se tornando tri campeão mundial, em 1970, os ditadores perceberam que o futebol poderia ser um bom argumento para ajustar e entreter o país, perante o caos provocado pelo regime militar.

No Brasileirão, os times são distribuídos entre as séries A, B, C e D, com 20 equipes cada. A exceção é a série D, onde 40 times participam. Para que um time permaneça na série A, é preciso que ele tenha conseguido ficar até o 16º lugar na mesma categoria no ano anterior. Ou ter ficado até o 4º lugar na série B. O mesmo método se aplica nas categorias B e C, quando se somam os times que ficaram entre os 4 últimos lugares do grupo acima, no ano anterior. Para que um time possa disputar a categoria D, ele precisa ter a 1º colocação no campeonato estadual (tirando os times que já fazem parte das séries A, B e C do Brasileiro) ou ter caído da série C no ano anterior.

A série mais importante do torneio é a série A. Ela é disputada pelo sistema de pontos corridos, fazendo com que cada jogo de ida tenha um outro de volta. É consagrado campeão, o time que conquistar mais pontos, juntando todas as partidas. Outro fator determinante é que, se houver empate, outros parâmetros serão avaliados para se chegar ao vencedor, como:

– maior número de vitórias;
– maior saldo de gols;
– maior número de gols pró;
– confronto direto;
– menor número de cartões vermelhos recebidos;
– menor número de cartões amarelos recebidos;
– sorteio.

Abaixo, você pode conferir se o seu time tem (ou não) um bom desempenho na história do Brasileirão. Esses são os 10 times com maior número de vitórias desde 1971:

1º – São Paulo – 613 vitórias

A história do time começou em 1900, quando o Club Athlético Paulistano foi fundado. Esse time se destacou e se tornou uma grande potência do futebol paulista e brasileiro. Mas o Paulistano estava se recusando a aderir ao profissionalismo do futebol e alguns desistentes se juntaram à Associação Atlética das Palmeiras, que tinha um melhor estádio mas muitas dívidas para fundar o São Paulo.

E foi no dia 27 de janeiro de 1930, às 14 horas, é que foi assinada a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube. Ele nasceu da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Athlético Paulistano. E a data magna ficou sendo dia 25 de janeiro de 1930 porque era da preferência de seus fundadores pelo aniversário da cidade de São Paulo.

A história do São Paulo mostra o porquê do clube ser o mais vitorioso do futebol brasileiro, com a maior quantidade de conquistas nos três principais torneios de futebol que são o Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores da América e Campeonato Mundial de Clubes.

2º – Cruzeiro – 578 vitórias

O Cruzeiro foi fundado no dia 2 de janeiro de 1921, por desportistas da colônia italiana de Belo Horizonte. Ele foi fundado com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália. As cores, que foram escolhidas, foram as mesmas da bandeira italiana: verde, vermelho e branco.

Em 1922, o clube comprou um terreno que ficava onde atualmente é o Parque Esportivo do Cruzeiro. No dia 23 de setembro de 1923, o estádio foi inaugurado. Ele foi construído por jogadores e associados que eram, em sua maioria, da colônia italiana.

Em 1936, alguns dirigentes e ex-atletas fizeram um movimento de nacionalização do Palestra, que era chamado de Ala Renovadora. O que o grupo queria era poder mudar o nome do clube, já que não era mais uma associação exclusiva da colônia italiana. No começo, a ideia sofreu resistência, mas depois, ganhou aliados.

Depois de várias tentativas de nome, no dia 7 de outubro de 1942, uma assembleia foi feita. E nela o novo nome para o time foi adotado. O nome permanece até hoje: Cruzeiro Esporte Clube. O nome foi uma homenagem ao símbolo maior da pátria, a constelação do Cruzeiro do Sul.

3º – Internacional – 575 vitórias

O clube foi fundado no dia 4 de abril de 1909, pelo jornalista Henrique Poppe Leão e seus dois irmãos. Eles tiveram dificuldades em praticar o esporte quando foram para Porto Alegre, já que os clubes da cidade eram restritos à descendentes alemães.

O nome do time é uma referência à abertura a todas nacionalidades e uma homenagem ao Internacional paulista, do qual os irmãos fizeram parte. A primeira partida do Internacional foi dia 18 de julho do mesmo ano. E em 1913, o clube conquistou seu primeiro título.

4º – Grêmio – 566 vitórias

O começo do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi em 1903, quando a cidade de Porto Alegre tinha 120 mil habitantes. Uma coisa importante para a criação do clube foi uma partida de futebol entre o primeiro e segundo Rio Grande.

Depois que a bola da partida foi esvaziada, o comerciante sorocabano, Cândido Dias da Silva, salvou o dia emprestando sua bola. Em troca desse favor, ele recebeu lições de como fundar um time de futebol. Oito dias depois, trinta e dois homens se reuniram no Salão Grau, um restaurante no centro de Porto Alegre e fundaram o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

A primeira sede oficial do clube foi na Rua Santa Catarina, número 47. As cores do clube foram decididas no dia 30 de setembro. O primeiro jogo do clube foi no dia 6 de março de 1904 contra o FussBall Club Porto Alegre.

5º – Corinthians – 566 vitórias

A história do Sport Club Corinthians Paulista é vista em mais de um século de futebol. Ele foi fundado em primeiro de setembro de 1910 e é reconhecido como um dos mais bem sucedidos entre as equipes de futebol do Brasil.

O futebol era um esporte bastante popular em São Paulo, mas os times eram separados por classe social e não se misturavam. E na época, as notícias de futebol, que vinham do Rio de Janeiro, causavam bastante euforia. Sabia-se que vinha um time inglês para fazer uma exibição no campo das Laranjeiras. O time chamava Corinthians Football Club, e eles derrotaram os melhores times tanto do Rio de Janeiro e também de São Paulo.

No dia 19 de setembro de 1914, em uma reunião na casa do presidente, foi decidido a criação do novo time. E Joaquim Ambrósio foi o primeiro a sugerir o nome Corinthians em homenagem à equipe inglesa. Todos concordaram com a ideia e adotaram o nome Sport Club Corinthians Paulista.

6º – Santos – 560 vitórias

A história do Santos Futebol Clube começou em 1912, depois que três esportistas da cidade resolveram criar um clube de futebol. O primeiro nome criado para o clube foi Santos Foot-Ball Club.

Na época, os esportes aquáticos, como remo, eram mais praticados pelos jovens, mas já existiam equipes fortes para disputar o Campeonato Paulista de Futebol. A fundação do Santos Futebol Clube aconteceu no dia 14 de abril de 1912. Foi Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior que convocaram uma assembleia, na sede do Clube Concórdia, para a criação de um time de futebol.

7º – Flamengo – 559 vitórias

O Clube de Regatas do Flamengo foi fundado no bairro carioca de mesmo nome para disputas de remo. Isso ocorreu no dia 17 novembro de 1895. Ele se tornou um dos clubes mais bem sucedidos e populares do esporte brasileiro.

A partir de 1902, o remo começou a dividir lugar com o futebol como preferência nacional. E associados do Flamengo viraram sócios do Fluminense para acompanhar o futebol. Mas em 1911, aconteceu uma cisão no Fluminense e muitos jogadores foram para o rubro-negro. E no dia 8 de novembro de 1901, eles decidiram fundar um departamento de esportes terrestres. E depois de várias considerações, se resolveu criar uma seleção de futebol no Flamengo. E a proposta foi aprovada na assembleia.

8º – Atlético-MG – 559 vitórias

O Clube Atlético Mineiro é um clube de futebol sediado na cidade de Belo Horizonte. Ele foi fundado no dia 25 de março de 1908 por um grupo de estudantes de classe média.

Quase um ano depois da sua fundação, é que o Atlético disputou a sua primeira partida oficial. Ela aconteceu no dia 21 de março de 1909. O time conseguiu vencer o seu adversário, o Sport Club Foot-Ball por 3 a 0.

O primeiro nome do clube foi Athlético Mineiro Football Club. As cores do time são preto e branco e seu mascote é o galo, desde o fim da década de 1930.

9º – Palmeiras – 549 vitórias

A Sociedade Esportiva Palmeiras foi fundada no dia 26 de agosto de 1914, por imigrantes italianos, na cidade de São Paulo. Ele foi fundado com o nome de Palestra Itália.

A primeira partida disputada pelo time foi no dia 24 de janeiro de 1915 contra o Savóia. Eles tiveram uma série de títulos nas décadas de 1920 e 1930. E com eles, o clube foi obrigado a mudar o seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras, em 1942.

10º – Fluminense – 492 vitórias

O Fluminense Football Club foi diferente das outras associações esportivas porque ele não se agrupou em torno da aristocracia ou burocracia imperial. Ele também não foi um clube exclusivo de imigrantes europeus.

O time foi fundado em 21 de julho de 1902. O primeiro jogo disputado pelo time de futebol foi no dia 19 de outubro de 1902 com uma vitória de oito a zero.

As bizarras histórias alternativas de Neon Genesis Evangelion

Matéria anterior

Jogador Messi doa comida a moradores de rua no inverno na Argentina

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.