Curiosidades

Como três cubanos foram parar em ilha deserta e conseguiram sobreviver por 33 dias

0

Você já imaginou como seria ficar preso em uma ilha deserta, por mais de um mês? Pois é, isso foi o que recentemente aconteceu com três cubanos – dois homens e uma mulher. O trio, depois de passar 33 dias em uma pequena ilha nas Bahamas, foi resgatado – e por pura sorte – pela Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Para um dos membros da equipe que atuou no resgate, é extraordinário o fato dos três terem “sido capazes de sobreviver por tanto tempo”.

O encontro com os náufragos

Em entrevista à BBC, Riley Beecher, oficial da Guarda Costeira, revelou que estava patrulhando a área de Anguilla Cay – famosa por ser composta por um aglomerado de ilhas entre Florida Keys e Cuba – quando “algo chamou sua atenção”.

Curioso, Beecher decide averiguar a área e sobrevoa sobre o local novamente, mas, dessa vez, a uma altitude relativamente mais baixa. Nesse exato momento, o oficial da Guarda Costeira se depara com exatas três pessoas na ilha, agitando, desesperadamente, uma humilde bandeira, feita de forma improvisada.

Antes de se preparar para o resgate, a Guarda Costeira lançou ao trio um pouco de comida, água e, para estabelecer uma comunicação, um rádio. “Infelizmente, não tínhamos ninguém que falasse espanhol fluentemente, mas com meu parco espanhol pude perceber que eles eram de Cuba e que precisavam de cuidados médicos”, disse Beecher.

“Eles deixaram claro que estavam na ilha há 33 dias”.

Como o trio chegou a ilha?

De acordo com a BBC, o trio chegou até a ilha logo após o barco em que estavam ter afundado. Segundo Justin Dougherty, outro membro da Guarda Costeira, “os cubanos, durante todo este tempo, se alimentaram apenas de cocos”. “À primeira vista, não parece que a ilha tenha muito, mas há alguns arbustos e algumas árvores, então eles foram capazes de se proteger do clima”, disse.

A imprensa americana, em inúmeras publicações, revelou que o trio também se alimentou de ratos e moluscos. Os três cubanos foram resgatados de helicóptero e, em seguida, foram levados a um centro médico na Flórida. Conforme expôs a BBC, nenhum apresentava ferimentos graves.

Após receber tratamento médico adequado, o trio foi encaminhado ao Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos. Em todo tempo de serviço, os membros da Guarda Costeira que participaram do resgate dos cubanos nunca haviam se deparado com uma situação semelhante. “Nunca conheci alguém que ficou [preso] em algum lugar por tanto tempo”, disse Dougherty.

Sobrevivência

Em outro de 2019, a Fatos Desconhecidos publicou uma reportagem cheia de dicas que fazem realmente a diferença em casos como o que acabamos de contar. Perder-se em uma ilha deserta não é comum, mas, vez ou outra, acontece e todos nós precisamos estar preparados para tal situação.

Por isso, atente-se. Caso, um dia, você se veja em meio a uma ilha deserta, é importante lembrar dos seguintes passos:

1 – Procure por outras pessoas;
2 – Busque uma fonte de água potável;
3 – Construa ou procure um abrigo;
4 – Mantenha uma fogueira acesa;
5 – Invista em sinalizações de emergência, seja escrevendo SOS ou emitindo fumaça;
6 – Procure sempre por comida e coma o essencial;
7 – Pense em todas as maneiras de se defender de qualquer tipo de perigo.

O que é “cara de sushi” e como evitar esse mal?

Matéria anterior

Pureza Lopes Loiola, a mãe que lutou para salvar o filho da escravidão

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.