• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como uma baleia foi parar no meio da floresta Amazônica?

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      25/02/19 às 15h49

Essa é uma daquelas matérias que você lê e continua com uma grande interrogação sobre a cabeça. Aliás, o acontecimento em si causa uma série de dúvidas e questionamentos. Afinal, como uma baleia vai pararno meio de uma mata? Parece impossível, nós também ficamos surpresos, mas existem algumas explicações para como isso aconteceu. E não, não estão contrabandeando baleias como fazem na China.

A notícia da baleia jubarte começou a circular na mídia brasileira na última sexta-feira, 22, quando o animal foi encontrado no meio uma mata. A baleia estava próxima da praia Araruna, por onde deve ter chegado. A forma como o animal morreu ainda é desconhecida, para descobrir isso, alguns exames estão sendo realizados.

Baleia na mata

Foi na última sexta-feira, 22 de fevereiro, que o pessoal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente encontrou a baleia. No entanto, isso só foi possível porque os urubus começaram a rondar o local, o que chamou a atenção da equipe. Ao chegar no local, eles deram de cara com a cena inusitada: uma baleia no meio da mata. O animal de 8 metros e 40 centímetros, ao que tudo indica é um macho filhote.

Uma equipe especializada foi até o local afim de descobrir exatamente o que ocorreu com o animal. Como a baleia não tem nenhum ferimento visível e não apresenta nenhum indicativo do que ocorreu, os especialistas realizaram exames a fim de descobrir o que teria causado a morte. Uma das teorias é de que o animal já estava morto quando foi arrastado para a mata.

Como a baleia foi parar no meio da floresta?

Uma das hipóteses é a de o animal estava migrando com a mãe e se perdeu dela. Ou que esta era sua primeira migração sozinho, mas o erro na rota teria o levado para a região da praia de Araruna, próxima à floresta Amazônica. As baleias jubarte têm uma rota conhecida de migração. Os animais se alimentam na Antártida e então vão para Abrolhos, na Bahia, onde começa a época de reprodução.

A baleia estaria na reta final para a região de Abrolhos, mas teria errado a rota, o que a fez ir para onorte do país. Os especialistas acreditam que uma maré forte pode ter arrastado o animal para o local. Nos dias anteriores, a região tinha enfrentado uma super-maré que pode ter arrastado o animal, que não conseguiu voltar. Outra teoria é a de que o animal tenha morrido após comer plástico, mas como dissemos, nada foi confirmado ainda.

Os resultados dos exames, que vão dizer qual a causa da morte, ficam prontos em 10 dias. Até lá, seguem os questionamentos. Já o animal, ao menos o seu esqueleto, deve ir para o museu da cidade que fica no município de Soure, no Pará.

E você, o que achou dessa história inusitada? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com os amigos. E se conhece alguma outra história assim, não deixe de nos contar! Aliás, se você está afim de ler mais algumas histórias inusitadas, assim como esta, basta conferir algumas outras matérias da categoria Curiosidades.

Próxima Matéria
Via   ladbible  
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+