Fatos Nerd

Conheça 5 games que já foram banidos de alguns países

0

Desde sua criação, os jogos eletrônicos se tornaram muito mais que uma opção de entretenimento. Eles cresceram e evoluíram até chegar no mesmo nível do cinema, da literatura e da música, ou seja, o vídeo game se tornou uma arte respeitada. Para desenvolver um jogo, especialmente os de franquias populares, é necessário o envolvimento de várias pessoas em todas as etapas do processo criativo. Normalmente, todo esse comprometimento resulta em jogos memoráveis, com histórias, cenas e personagens que ficam eternizados. Acontece que o cenário nem sempre é bonito assim.

Algumas vezes, certos projetos passam do limite e, como consequência, eles são banidos de alguns países seja por sua história cabulosa, pelo abuso da violência gráfica ou por algum outro elemento que viole os bons costumes e/ou a moral do lugar. E acredite, isso acontece bastante.

As proibições de jogos são tão numerosas que seria bem difícil relatar todos. Todos os jogos, de certa forma, estão sujeitos a censura e, por isso, muitos desenvolvedores alteram sua visão de jogo para adequar seu projeto às exigências de mercado. Embora muitos jogadores encarem tal atitude de forma ruim, poderia ser bem pior. Se um game de terror fosse projetado para ter uma história insana, cheio de sangue e com referências ao submundo do cristianismo, por exemplo, dificilmente ele seria lançado em alguns países.

Com centenas de jogos na lista de banimento, selecionamos alguns casos nos quais apenas a censura não foi o suficiente.

5 – Carmageddon – Banido do Reino Unido e Alemanha

O jogo para PC, lançado em 1997, foi banido do Reino Unido, por, originalmente, ter sido recusado pela British Board of Film Classification (BBFC), levando a desenvolvedora Stainless Game a substituir os agonizantes pedestres humanos por zumbis. Então, ao invés de pessoas esquartejadas e um chão cheio de poças vermelhas de sangue, os jogadores ganharam no lugar algumas gosmas verdes de mortos-vivos. Já na Alemanha, além no banimento, o país também proibiu qualquer publicidade do produto em qualquer lugar que fosse, ou seja, sem cartaz, sem anúncios e nem sequer panfletos para divulgar o jogo.

4 – Fallout 3 – Proibido na Austrália

A Austrália é um país com sérios problemas nessa parte, tudo por causa de sua classificação indicativa R+18 que também se aplica aos jogos. Com isso, ela já barrou títulos como TheWitcher 2 e Left 4 Dead 2 e um dos mais recentes, Fallout 3. De acordo com um documento obtido do Australian Classification Board (Conselho de Classificação Australiano) o motivo se deve a “representações visuais realistas de drogas e seu método de entrega” e o fato de que isso, aos olhos do Conselho, “ajuda a trazes as drogas da ficção para o mundo real”. Claro!

3 – Mass Effect – Proibido em Singapura

Um jogo aclamado por representar as diversidades de seus personagens chegou a ser banido (brevemente) de Singapura. Em 2007, a aventura espacial da BioWare foi barrada com a pífia justificativa de que o jogo apresentava atos homossexuais entre duas mulheres, a Comandante Shepard e Liara T’soni. No entanto, a decisão foi derrubada dentro de uma semana após uma apelação e, ao invés do banimento, o jogo passou a ter classificação para maiores de idade.

2 – Postal 2 – Proibido na Austrália, Nova Zelândia, Malásia, Alemanha e outros

Lançado em 2003 para PC, o jogo te coloca no lugar de Joe, um homem que apenas quer ver o caos acontecer, já que seu seu gosto pela anarquia é também o maior furo de seu caráter. A carta de proibição da Nova Zelândia, cita o jogo como “conteúdo grosseiro, abominável: violência de alto impacto, crueldade contra animais, homofobia, estereótipos raciais e étnicos”. No país, a multa por possuir uma cópia do jogo pode chegar a $ 1.400,00 dólares neozelandêses.

1 – RapeLay – Proibido na Argentina, Indonésia, Nova Zelândia e com restrições nos Estados Unidos

O jogo altamente controverso foi desenvolvido pelo estúdio japonês Illusion e lançado em 2006 e rapidamente causou estrago nas emoções. O game coloca o jogador na pele de um predador sexual, que precisa perseguir e estuprar uma mãe e suas duas filhas. Um jogo que define bem a palavra “desnecessário”.

O que acharam da lista? Conhecia todos os casos? Conhece mais algum interessante? Então compartilhe com a gente.

5 segredos obscuros sobre o elenco de Friends

Artigo anterior

5 momentos mais sem noção de Peter Griffin em Family Guy

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido