Entretenimento

Conheça a participante cega que ganhou o MasterChef EUA

0

MasterChef é a competição culinária mais famosa do mundo. Criada em julho de 1990, por Franc Roddam, no Reino Unido, o programa se expandiu para todo o mundo, sendo produzido em mais de 40 países e transmitido em pelo menos 200 territórios.

Além da sua versão tradicional, com pessoas aleatórias, o reality conta com mais três versões: MasterChef profissionais, que trazem chefs profissionais para a competição; Celebrity MasterChef, com celebridades convidadas; e o Junior MasterChef, um programa apenas para crianças.

Mesmo os fãs do programa podem não saber que uma participante cega já foi a grande vencedora desse reality. Na terceira edição do programa nos EUA, em 2012, Christine Há levou o troféu para casa.

MasterChef

Unitese

Na época, Christine tinha 33 anos e enfrentou vários desafios, tanto em sua vida pessoal como no programa. Até porque, o famoso chef Gordon Ramsay não deu moleza para a participante por conta da sua deficiência.

A mulher é natural de Houston, no Texas. Quando ela tinha 14 anos, Christine ficou órfã. No entanto, isso a motivou ainda mais a lutar pelos seus sonhos. “Sou uma pessoa muito independente por natureza, porque sou filha única e perdi minha mãe ainda bem nova, aos 14 anos. Tive que crescer muito rápido”, contou.

Então, a tragédia que para muitas pessoas seria o “fim da linha”, para ela se tornou um combustível de motivação intensa e obstinada, que de acordo com Christine, vem do caráter de sua mãe. Ela era uma refugiada vietnamita que sempre “insistia na importância de nunca desistir e de trabalhar duro para conquistar o que você quer”.

“Perder minha mãe me ensinou que você não pode depender sempre do apoio de outras pessoas, que é preciso aprender a fazer as coisas sozinha”, disse ela.

Vida

Unitese

Christine recebeu o diagnóstico de uma neuromielite óptica, o que fez com que ela sofresse uma perda gradual da visão, já que a doença afeta o nervo óptico, que por sua vez afeta a visão de maneira gradativa. Ela começou a perder a visão aos 20 anos e ficou temporariamente paralisada aos 23. Quando tinha 27 anos, Christine foi diagnosticada com uma doença autoimune que transformou sua vida.

Entretanto, mesmo com suas limitações e nunca tendo estudado gastronomia, a força e determinação de Christine inspiram qualquer pessoa. Mesmo tendo que depender dos outros sentidos, como o tato, o olfato e o paladar para manusear os ingredientes, ela se tornou a primeira ganhadora cega do MasterChef.

Nos 19 episódios que o programa teve, Christine venceu sete desafios individuais e coletivos. Em setembro de 2012 levou o tão cobiçado troféu para casa. E como ela sempre falou como sua mãe a inspirou, ela lançou um livro de cozinha com receitas asiáticas chamado “Recipes from My Home Kitchen: Asian and American Comfort Food”.

Trabalho

Unitese

Atualmente, ela mora com seu marido John em Houston, no Texas. Em 2019, ela abriu um restaurante chamado “The Blind Goat”, “A cabra cega” traduzido. Em inglês “goat” é uma sigla para “greatest of all time” ou “o melhor de todos os tempos”, em tradução livre, e normalmente é usada para descrever pessoas bastante talentosas.

Por isso, muitas pessoas podem imaginar que nome do restaurante de Christine tenha a ver com esse conceito. Mas na realidade, ele é uma brincadeira com as raízes vietnamitas dela, já que Christine nasceu no ano da cabra.

MasterChef BR

O tempo

MasterChef Brasil é exibido pelo canal aberto Band. Com a apresentação da jornalista Ana Paula Padrão, também conta com os jurados Henrique Fogaça, Érick Jacquin e Helena Rizzo. Durante 7 temporadas, a chef Paola Carosella fazia parte do time de juri, porém, saiu do programa em 2020. A primeira temporada teve sua estreia em 2 de setembro de 2014.

O programa brasileiro também conta com transmissões em Portugal e em mais de 49 países, como em todos os países da América Latina. Os episódios também podem ser assistidos pelo Youtube.

O grande vencedor leva o prêmio em dinheiro de R$ 250 mil reais, uma bolsa de estudos de técnicas tradicionais da culinária francesa na Le Cordon Bleu, em Paris, e o troféu MasterChef.

Fonte: Unitese

Imagens: Unitese, O tempo

O que aconteceu com a freira que ganhou o The Voice Itália?

Artigo anterior

Mumificação não tinha a intenção de preservar os corpos. Entenda

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido