Compartilhando coisa boa

Idosa cega há 5 anos volta a enxergar e conhece o rosto dos netos

0

Os olhos compõem um dos órgãos mais importantes dos seres vivos. São eles que nos proporcionam o vislumbre de tudo aquilo que nos cerca. Embora seja claramente possível viver sem enxergar, é algo que necessita de uma grande adaptação, pois é preciso que os outros sentidos fiquem muito mais apurados.

Existem as pessoas que já nascem sem a visão e outras que a perdem ao longo da vida. No caso dessa idosa, ela ficou cega há cinco anos por conta da catarata, uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, que é a lente localizada atrás da íris, cuja transparência permite com que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem.

Por conta desse problema já estar bem avançado, a idosa estava sem enxergar esse tempo todo. Contudo, com a remoção da catarata branca bilateral ela voltou a enxergar. Nos casos como os da idosa, somente a cirurgia é capaz de trazer de volta a visão do paciente.

Caso

Razões para acreditar

 

Quem fez a cirurgia de catarata em Dona Carmi foi a oftalmologista Lorena Gouvêa. Felizmente, tudo correu como o esperado e, pela primeira vez, a idosa conseguiu reconhecer o rosto de seus netos.

“Realizamos sua cirurgia com sucesso! Agora Dona Carmi vai poder […] aproveitar a vida como merece. Minha maior recompensa é poder proporcionar essa alegria aos meus pacientes. Momentos como esse que me dão forças pra sempre ir em busca do melhor, meu melhor 🙏🏻”, escreveu Lorena em um post em seu Instagram.

Enxergar

Em um vídeo postado, também é possível ver a oftalmologista limpando os olhos da idosa depois do procedimento. Quando percebe que pode enxergar de novo, Dona Carmi vai às lágrimas.

“Momentos gratificantes na oftalmo que me fazem ter certeza que estou no caminho certo”, disse a médica depois de abraçar a sua paciente.

Outro caso

Além de Dona Carmi, já tiveram outros casos em que pacientes voltaram a enxergar, como o dessa mulher. Ela deixou de enxergar por mais de uma década por conta de um diagnóstico errado. Felizmente, a americana Connie, de 59 anos, conseguiu um final feliz para a sua história. Assim como Dona Carmi, ela recuperou sua visão e conseguiu ver seus netos pela primeira vez.

A mulher começou a perder a visão em 2003. Ela foi se consultar com um médico que a diagnosticou com glaucoma inoperável. Então, aos poucos, Connie passou  enxergar cada vez menos. No entanto, ela nunca deixou de fazer as atividades que gostava, como por exemplo, praticar esportes.

Foi em 2008 que outro médico percebeu que o caso de Connie não era de glaucoma inoperável. A mulher tinha, na verdade, uma catarata que poderia ser operada facilmente.

Com o novo diagnóstico, Connie conseguiu ter uma das maiores alegrias da sua vida, que foi ver os seus netos mais novos e conseguir rever sua neta mais velha, que ela tinha visto pela última vez há três anos. Além dos netos, Connie reviu todos seus familiares e seu marido.

Da mesma forma que Connie não deixou de fazer as coisas que gostava quando estava perdendo a visão e aproveitando tudo ao máximo, depois de recuperar a visão ela continuou admirando todas as situações, por menores que fossem, do dia a dia.

“Eu passei a viver a vida ao máximo que eu conseguia. Eu não sabia usar uma bengala direito e acabava dando de cara em árvores. As pessoas acham que é entediante observar grama crescer, mas quando você passa anos sem ver um punhado de grama, você vai amar ver a grama crescer”, disse ela.

Fonte: Razões para acreditar

Imagens: Instagram, Razões para acreditar, YouTube

Japonês casado com um holograma fala sobre crise no casamento

Artigo anterior

Britânico foi picado centenas de vezes por aranhas dentro da sua casa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido