Curiosidades

Conheça a Pena Ciudad Barrios, a prisão mais perigosa do mundo

0

Enfrentar o sistema prisional não é uma boa coisa, seja lá onde você estiver. A reação de vários tipos de crime é a prisão e dependendo da gravidade, você passa mais ou menos tempo atrás das grades, vivendo em um lugar limitado e muitas vezes extremamente perigoso. Há diversas histórias terríveis em prisões, como assassinatos brutais ou rebeliões que resultam em várias mortes. Aqui mesmo, no Brasil, existem os relatos do Carandiru, uma das prisões mais severas, onde ocorreram várias mortes. No entanto, existem algumas piores e, dentre todas a mais perigosa do mundo. Pena Ciudad Barrios é essa prisão.

A prisão mais perigosa de todas não fica nos Estados Unidos, nem no Brasil ou sequer na Coréia do Norte. Pena Ciudad Barrios fica em El Salvador, na América Central. Esse é considerado um dos lugares mais violentos de todo o mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), El Salvador ultrapassa até mesmo Honduras quanto ao número de homicídios. Para se ter uma noção, de janeiro a agosto de 2015, o país registrou 4.246 homicídios. Isso dá uma média de 17,5 por dia. O número foi 67% a mais quando comparado com o mesmo período de 2014. É por isso que tem a prisão mais perigosa do mundo.

Pena Ciudad Barrios

A prisão foi criada para abrigar e apartar da sociedade de bem os integrantes da gangue Mara Salvatrucha (MS-13). Isso porque tratava-se da gangue mais perigosa do país. O caso era tão intenso que nem mesmo a polícia tinha coragem de ficar dentro das instalações da prisão. Cheia de traficantes de armas e de drogas, de assassinos e membros de outras gangues, Pena Ciudad Barrios foi construída para abrigar 800 presos.

No entanto, hoje o lugar conta com uma população de 2.500 encarcerados. Todos esses presidiários são administrados pelos representantes da máfia, já que a polícia só fica nas imediações do lugar. As autoridades evitam interferir nos problemas internos dos presos.

O medo desse lugar é tanto, que a prisão hoje funciona como uma pequena cidade independente. Pena Ciudad Barrios tem até mesmo uma padaria, hospital, oficinas e um centro de reabilitação. O grande problema no entanto, é que os criminosos por lá ficam sem o que fazer o dia todo. Alguns passam o tempo se distraindo com jogos, outros com esportes mas, na grande parte das vezes, eles têm tempo ocioso em excesso.

Existem algumas fotos do interior da prisão que causam medo extremo e já podemos imaginar um pouco como é por lá. Adam Hinton, fotógrafo londrino, tirou algumas dessas fotos em 2013, que logo ficaram famosas no mundo todo. Ele obteve autorização dos líderes da MS-13 para adentrar o lugar e fazer seus cliques. De acordo com ele, a sensação dentro do complexo é de total abandono, sem qualquer esperança. É como se os presos estivesse abandonados à própria sorte.

Hinton contou ainda que a maioria dos presos tinha a pele coberta por tatuagens, inclusive o rosto. A maioria delas simboliza os crimes que já cometeram.

E aí, o que achou dessa mateéria?

O que acontece se você comer uma romã por dia?

Matéria anterior

Bebê morre afogado em batismo de igreja ortodoxa

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar